5 dicas para afastar a solidão na quarentena

Estamos vivendo um período desafiador, em que a maioria das pessoas se encontra em quarentena. A mudança de rotina tem trazido momentos de solidão – principalmente para as pessoas consideradas do grupo de risco, aquelas com mais de 60 anos.

A gerontóloga da USP, Thaís Bento Lima e conselheira da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) nos fala que “é um momento em que, principalmente os indivíduos com 60 anos ou mais, apresentam aumento nos sentimentos de estresse, tristeza, ansiedade, medo e a sensação de solidão, por ter que mudar provisoriamente a sua rotina em decorrência do isolamento social”.

Mas como manter a saúde mental e garantir momentos agradáveis em sua própria companhia? É preciso ressignificar esse momento, com atividades prazerosas e divertidas, que possam amenizar os sentimentos negativos decorrentes desse período.

Um dos segredos é manter a mente sempre ativa. Confira mais algumas atividades que podem manter suas habilidades cognitivas e socioemocionais em dia e afastar os momentos de solidão:

  • Comunique-se pelos meios eletrônicos: Uma série de estudos associam o bem-estar e a saúde com a rede de contatos e suporte social. Manter interações sociais é essencial para a saúde mental. Faça ligações para família e amigos; seja por mensagens, telefonemas ou vídeos.
  • Use a Internet a seu favor: use suas redes sociais para conversar com amigos, aventure-se no Youtube com vídeos e canais de entretenimento, estude e faça cursos on-line, pratique treinos de exercícios físicos em aplicativos, conheça plataformas de jogos como o SUPERA Online… explore suas possibilidades!
  • Exercite seu cérebro:uma forma de exercitar o cérebro é mudar a forma como você executa atividades rotineiras. Mude-se de lugar ao sentar à mesa, escove os dentes com a mão não dominante, leia uma palavra nova no dicionário todos os dias, veja fotos de cabeça para baixo e tente observar cada detalhes que antes lhe passaram despercebidos…
  • Arrisque-se na cozinha: que tal experimentar uma nova receita? Fazer novas receitas pode ser divertido e saboroso ao mesmo tempo; manter uma boa alimentação é a chave para imunidade.
  • Ouça músicas: aproveite os momentos de solidão e coloque o som que mais gosta; ouça as músicas que trazem boas memórias – a música é um poderoso instrumento de socialização e de resgate de lembranças vividas e emoções positivas.

Meditação como ferramenta para aplacar a ansiedade – Quem não se sente ansioso com tudo o que está acontecendo, não é mesmo? É algo natural em meio a incertezas sobre o futuro. Uma forma de amenizar a ansiedade e seus efeitos devastadores na saúde mental e física é praticar a meditação. A ciência já comprovou os vários benéficos da prática como: alívio dos sintomas do estresse e promoção de bem-estar psicológico; ajuda na produtividade e cognição com o fortalecimento da memória, raciocínio e concentração; fortalece o sistema imunológico.

Os benefícios são inúmeros, mas por onde começar? A internet, no youtube, por exemplo, tem vários tipos de meditações disponíveis e totalmente de graça para ouvir. As meditações guiadas ajudam a manter o foco e a respiração de forma controlada. Deite-se ou sente-se de forma confortável e ouça a meditação. Com certeza, você terá mais leveza no seu dia a dia. Gostou dessas dicas para se manter bem na quarentena? Entre em contato com o Supera e saiba mais sobre os nossos cursos: 99654-4303.

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