4 maneiras de economizar dinheiro no supermercado

Compartilhe

Com estratégia e planejamento, é possível realizar as compras do mês gastando menos

Créditos: iStock

A inflação vem corroendo o poder de compra dos brasileiros há alguns anos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é um índice usado para observar as tendências da inflação no país, já acumula alta de 3,23% no ano e de 4,61% nos últimos 12 meses.

Neste cenário, é preciso criar estratégias para conseguir economizar dinheiro nas compras do mês e levar todos os produtos necessários para o consumo durante esse período. Para isso, existem algumas dicas que podem ser fundamentais na hora de realizar as compras no supermercado e ajudar a economizar dinheiro:

Fazer uma lista somente com os itens necessários

Uma das formas de evitar a compra de itens desnecessários em um supermercado é criar uma lista com os produtos que realmente são essenciais antes de ir até o estabelecimento. Essa prática evita que a pessoa compre mercadorias que são supérfluas naquele momento. Para isso, é preciso realizar um balanço na residência e anotar tudo o que está faltando e precisa ser reposto.

Também é preciso avaliar o histórico de consumo no período para calcular a quantidade necessária de cada produto e assim evitar que falte algum item durante o mês.

Pesquisar preços

Pesquisar preços é uma forma muito eficaz de encontrar produtos mais baratos nos supermercados. Para pessoas que moram em grandes metrópoles e têm acesso facilitado a diversos estabelecimentos, essa é uma estratégia que ajuda a economizar dinheiro. Para isso, é preciso verificar as promoções que os supermercados oferecem e fracionar as compras em diversos lugares.

Outra forma de encontrar preços melhores, principalmente para pessoas que vão realizar as compras do mês de uma única vez, é pesquisar os preços em mercados que vendem por atacado, pois itens comprados em grandes quantidades nesses locais normalmente ficam muito em conta.

Variar marcas

Muitas pessoas possuem um apego emocional a determinadas marcas de produtos, porém, quando existe a necessidade de economizar dinheiro, é preciso deixar de lado esse apego e optar por marcas menos conhecidas, porém que também possuem qualidade. Para fazer essa troca, é possível verificar na internet avaliações de outros produtos substitutos que possuem preços melhores.

Ter um orçamento definido para as compras

Possuir um orçamento predefinido para as compras do mês também é muito importante para evitar gastos desnecessários. Para isso, é preciso estipular a quantidade de dinheiro disponível para realizar as compras e adequar as quantidades de produtos e suas prioridades a esse valor.

Para isso, é possível avaliar a necessidade de ajuda profissional, como pessoas formadas na faculdade de contabilidade, que possuem o conhecimento necessário para criar um cronograma de gastos eficiente e auxiliar na economia.

Leia também

Iniciada reforma do estádio de Barra de São Francisco para jogos do Real Noroeste pelo Capixabão 2024

Teve início na desta terça feira (28), a reforma do Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza, com previsão...

Fisioterapia realizou mais de 3,5 mil atendimentos em novembro

A Clínica Municipal de Fisioterapia, que conta com cinco fisioterapeutas, realizou em novembro deste ano, 3.610 atendimentos. De acordo...

Mais 623 municípios recebem autorização para o 5G a partir desta segunda-feira (4)

A partir desta segunda-feira (4), mais 623 municípios brasileiros terão autorização para receber o 5G. As prestadoras de...

Preço do café arábica registra baixa nesta terça-feira (28)

Nesta terça-feira (28), a saca de 60 quilos do café arábica custa R$ 876,73 na cidade de São...

MPES denuncia prefeito de Vila Valério por improbidade administrativa

    O Ministério Público (MPES) ajuizou nesta quarta-feira (29), na Justiça, uma Ação Civil Pública por atos de improbidade...