2ª Igreja Presbiteriana comemora 40 anos

» Com 362 membros, 2ª Igreja Presbiteriana traz programação especial durante comemorações

A 2ª igreja Presbiteriana está comemorando 40 anos de instalação em Nova Venécia, e para isso, cultos e uma programação especial está sendo realizada desde o último dia 08, tendo encerramento no próximo dia 23.

Neste domingo (15), às 9h e 19h, será a vez das pregações do pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Vitória, reverendo Jaito Lima. O encerramento será no dia 23, marcado com a presença do pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia, Distrito Federal, o reverendo Eudes Oaks. N mesmo dia, terá louvor com o pastor Daniel, de São Vicente, São Paulo.

De acordo com o pastor da 2ª igreja Presbiteriana, o reverendo Rodrigo Geraldo da Silva (titular), a igreja iniciou atividades no dia 10 de fevereiro de 1980, mas as comemorações acontecem sempre em março.

História

No final do ano de 1978, um grupo de membros da Igreja Presbiteriana de Nova Venécia iniciou um novo trabalho no bairro Eleosipo Rodrigues Cunha, atual bairro Beira Rio. Foi encaminhado ao Conselho da Igreja um documento solicitando a organização de uma congregação no referido bairro, fato que se efetivou no dia 19 de novembro, através de uma comissão composta do então pastor da Igreja, reverendo Mário Magalhães e dos presbíteros Nelson Gonçalves Maciel e Sebastião Lopes. Na ocasião foi oficializada a Escola Bíblia Dominical (EBD), com 60 alunos matriculados, sendo nomeado superintendente, Ary Furtado de Abreu, ficando a congregação sob a responsabilidade do Conselho da Igreja Presbiteriana de Nova Venécia, funcionando num salão alugado à Rua Maranhão, s/n.

Em janeiro de 1979, através do Conselho, foi encaminhado ao Presbitério Vale do São Mateus (PVSM), um documento solicitando a organização da referida congregação em Igreja. O PVSM, considerando que a congregação não preenchia as exigências constitucionais para tal, resolveu transformá-la em Congregação Presbiterial, até que tivesse condições de ser organizada em Igreja. No dia 03 de agosto de 1979, com a presença da comissão nomeada pelo PVSM, foi instalada solenemente a Congregação Presbiterial, composta por 36 membros maiores e 20 menores.

A partir de abril a congregação passou a funcionar em templo próprio, adquirido graças ao esforço de seus membros, construído à mesma Rua Maranhão, s/n. A assistência pastoral ficou sob a responsabilidade da Comissão Executiva do PVSM.

Em dezembro, por ocasião de sua 25ª Reunião Ordinária o PVSM, o Concílio resolveu organizar a Congregação em Igreja, nomeando uma comissão que tinha como relator o reverendo Gedeon José Lidório, tendo sido definida a data de 09 e 10 de fevereiro de 1980 para a organização da Igreja.

Assim, foi organizada a 2ª Igreja Presbiteriana de Nova Venécia, no dia 10 de fevereiro de 1980, tendo sido eleito pela Assembleia, o seu 1º Conselho, composto pelos seguintes presbíteros: José Scherrer, Jordão da Silva, Mateus Furtado de Abreu e Moisés Ribeiro da Fonseca. Também foi eleita a 1ª Junta Diaconal, composta pelos seguintes diáconos: Luiz Antônio da Silva, Ary Furtado de Abreu, Moisés Batista de Souza e Heneas Scherrer.

Com o passar dos anos foram organizadas as congregações do bairro Altoé e a do distrito de Nestor Gomes, em São Mateus, esta, já organizada em Igreja desde de 2014, sendo a 1ª filha da 2ª IPNV.

O templo atual da sede é um dos marcos da Igreja e foi inaugurado no dia 04 de junho de 2008, num evento memorável com a presença de quase 20 pastores presbiterianos, entre eles o reverendo Roberto Brasileiro Silva, atual presidente do Supremo Concílio da IPB.

Ao final do exercício de 2019, a estatística da Igreja revela 265 membros comungantes e 97 não comungantes, num total de 362 membros, incluindo a Sede, a Congregação do Altoé e o Ponto de Pregação do Aeroporto. Os pastores da Igreja são o reverendo Rodrigo Geraldo da Silva (titular) e o reverendo Carlison Rodrigues da Silva (auxiliar).

Cintia Zache

Fonte: redenoticiaes

Leia mais

Sesport realiza pagamento do Bolsa Atleta nesta terça-feira (30)

Nesta terça-feira (30), a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) vai depositar a quinta parcela do...

MDR estabelece critérios para criação de Polos de Agricultura Irrigada

O governo federal, por meio de portaria publicada nessa quarta-feira (12), estabeleceu critérios para a criação de Polos de Agricultura Irrigada como parte das...

Governo do Estado mantém reforma do Polivalente de Barra de São Francisco

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Subsecretaria de Suporte à Educação está dando continuidade às obras de reforma e ampliação de duas...

Qualidade de água consumida por moradores está sendo questionada em Água Doce do Norte

Wesley Pablo O aguadocense Wesley Pablo, morador do distrito de Vila Nelita, interior de Água Doce do Norte, utilizou seu perfil do facebook para questionar...

Leia também