23º óbito por Coronavírus é registrado em Barra de São Francisco

Dados repassados pela prefeitura para o painel do Governo do Estado

O município de Barra de São Francisco confirmou neste domingo (30), o 23º óbito por Coronavírus.

A informação foi divulgada no boletim diário da prefeitura municipal, que é responsável pelo acompanhamento dos casos. O paciente é um senhor, morador do bairro Vila Gonçalves.

O total de casos confirmados chegou a 582. Desses, 457 já estão curados, restando, portanto, 102 pacientes em tratamento.

Apesar do município ter 2.370 notificações, foram realizados apenas 1.647 testes, confirmando a reclamação de muitos moradores, que, com sintomas, procuraram o setor responsável e foram mandados pra casa, sem fazer o teste.

Alguns até voltam com atestado médico, mas sem teste para Coronavírus.

Com isso, muitas pessoas estão trabalhando normalmente, circulando pela cidade, visitando amigos, participando de reuniões e, muitas vezes até festas, sem saber se está com o vírus.

É comum ouvir relatos de moradores informando sobre aglomerações em diversos pontos da cidade, mas poucas providências são tomadas.

A estratégia da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, de testar menos, diminuiu temporariamente o número de casos, fez a população acreditar que estava controlado, fez algumas pessoas ficaram mais tranquilas, mas em poucos dias o número de casos aumentou rapidamente, aumentando também o número de óbitos, que já são 23.

A prefeitura publicou um decreto que regulamenta a aplicação de multas para estabelecimentos que descumprirem medidas em virtude da calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19), no município de Barra de São Francisco.

Veja mais sobre os casos de Coronavírus na cidade e região

Espírito Santo

O Espírito Santo registrou, até este domingo (30), 3.135 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 110.351. O índice de letalidade da doença no Estado é de 2,8%. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados neste sábado (29), o aumento é de 6 mortes e 326 novos casos da doença.

As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período.

Até o momento, 99.093 pessoas estão curadas e 293.125 testes foram feitos. Além disso, há 87.660 casos suspeitos e outros 129.741 foram descartados.

Vale ressaltar que a confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.

Veja mais sobre os casos de Coronavírus na cidade e região

Menor número

O Espírito Santo registrou o menor número de mortes em 24 horas em três meses. Neste domingo, o Painel Covid-19, sistema do governo do Estado para acompanhamento da pandemia, mostrou que foram registradas seis mortes nas últimas 24 horas.

Número menor que este foi registrado pela última vez no dia 2 de maio, quando o Espírito Santo contabilizou três mortes pela Covid-19 em 24 horas.

Veja mais sobre os casos de Coronavírus na cidade e região

Leia mais

Estudos para concessão da Ferrogrão são protocolados junto ao TCU

Os estudos para concessão da Ferrogrão (EF-170), projeto de ferrovia longitudinal que liga o município de Sinop (MT) ao porto de Miritituba, no estado...

Homem de 104 anos é pessoa mais velha do mundo a se recuperar do Coronavírus

Um homem de 104 anos de idade, que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e à pandemia de gripe espanhola, se tornou a pessoa mais...

Instituições desenvolvem filtro de ar condicionado capaz de reter partículas do novo coronavírus

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) desenvolvem um projeto de filtro de ar...

Secretaria da Saúde divulga 18º boletim de Covid-19

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), contabiliza, nesta segunda-feira...

Leia também

Equipe do SESI Goiás é premiada em torneio nacional de robótica focado no combate à Covid-19

Alunos da Escola SESI Planalto, em Goiânia, foram premiados no Torneio SESI de Robótica – Desafio Covid-19. O torneio nacional contou com quase dois...

Com sistema sanitizante para estabelecimentos comerciais, equipe do SESI Barra Bonita é premiada em torneio nacional de robótica

A pandemia de Covid-19 trouxe junto a ela a necessidade de higienização de mercadorias, já que o coronavírus pode sobreviver por vários dias na...

BA: Projeto de esterilização de livros por ozônio é premiado em torneio nacional de robótica com foco no combate à pandemia

Com o objetivo de reduzir o impacto causado pela Covid-19 no empréstimo de livros, a equipe Robolife, do SESI Candeias, na Bahia, desenvolveu uma...

Sancionada lei que aumenta punição para maus-tratos de animais

A prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e...