20ª edição do tradicional Festival de Forró de Itaúnas é adiada devido a pandemia do Coronavírus

Evento aconteceria entre os dias 18 e 25 de julho. Na data, a organização do festival planeja lives, entrevistas e resgate de registro de edições anteriores.

Por Rosi Bredofw e Luiza Marcondes, TV Gazeta e G1 ES

A rotina de muitos forrozeiros que frequentam Itaúnas, uma vila que pertence ao município de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, será diferente neste ano.

Conhecida como a capital nacional do forró pé de serra, a vila atrai milhares de pessoas de todo o Brasil apaixonadas pelo ritmo para o Festival Nacional de Forró de Itaúnas (Fenfit).

Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a seleção das bandas concorrentes não foi feita e a 20ª edição do evento, que tradicionalmente acontece em meados do mês de julho, foi adiada.

Sem bandas e com a proibição de realização de eventos para evitar a contágio do vírus, os organizadores decidiram suspender os shows presenciais.

“Vai ficar saudade, porque a gente estaria comemorando 20 anos do evento. É uma certa tristeza, mas também um alívio por deixar a nossa vila quietinha nesse momento. Queremos receber todo mundo depois da pandemia”, contou a organizadora, Juliana Matos.

O evento, que reunia em uma semana de programação bandas revelações e grandes artistas, será feito em outro formato.

Para não deixar a data passar em branco, entre os dias 18 e 25 de julho a organização fará lives, exibirá entrevistas e irá recuperar imagens de eventos anteriores. Dominguinhos, Chico César e Lenine foram algumas das atrações que já passaram pelo palco do festival durante as edições.

“Vamos trazer um pouco da história desses 20 anos do que é o Festival de Forró. A gente vai ter a participação de músicos, entrevistas, shows que já tiverem nas edições, workshop de instrumentos, aulas de dança. A gente está fazendo uma programação para que o festival não fique esquecido”, explicou Juliana.

O tempo de preparação para que o evento aconteça é de um ano. Quando a pandemia teve início, a organização estava na fase de contratações, o que precisou ser paralisado. A previsão é de que a 20ª edição aconteça somente em 2021.

Impacto econômico

Evento importante para o calendário da Itaúnas, o adiamento do festival se soma com a perda de receita dos comerciantes durante a pandemia do novo coronavírus. A pousada do empresário Éolo Mourão está sem receber turistas desde março.

“Com essa paralisação forçada, o nosso cenário mudou completamente e tem sido um grande sacrifício para todos nós aqui da vila, principalmente porque a maioria dos comércios daqui são de subsistência. Nós perdemos diversos feriados que tem um peso muito forte no faturamento anual e agora no mês de julho com o cancelamento do festival de forró, que é um evento já consolidado, o impacto foi grande”, lamentou.

A comerciante Berê Rangel tem um restaurante e para continuar vendendo durante a pandemia passou a oferecer o serviço de delivery. A expectativa dela é para o festival do próximo ano.

“Acredito que logo logo isso vai passar. Esperamos que o Fenfit de 2021 venha com toda força, toda a alegria e que a gente tenha força para superar tudo isso”, disse Berê.

 

Leia mais

Agricultores buscam meios de comercializar seus produtos durante a pandemia de Covid-19

A preocupação com a saúde levou a família Tesh a deixar para trás o cultivo tradicional...

MG: Santa Bárbara do Tugúrio terá que modificar descarte de lixão

Uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, publicada na última semana, manteve a condenação de gestores municipais de Santa Bárbara do Tugúrio...

Nova Venécia implanta mais duas barreiras sanitárias

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da...

INDICADORES: Preço do boi gordo fecha semana (6) em alta

A cotação da arroba do boi gordo termina a semana (6) com alta de 0,81% no preço e o produto é negociado a R$...

Leia também

Carro é roubado no Centro de Mucurici

imagem ilustrativa Um carro foi roubado na tarde de ontem, terça-feira (01), no Centro de Mucurici. Segundo a PM, as vítimas relataram que haviam sofrido...

Moto é furtada no Centro de Nova Venécia

Imagem ilustrativa Uma motocicleta foi furtada na noite de ontem, terça-feira (01), no Centro de Nova Venécia. Segundo a PM, a vítima relatou que havia deixado...

PM detém homens com mandados de prisão em aberto em Vila Pavão e Boa Esperança

Imagem ilustrativa Duas pessoas foram detidas após cumprimento de mandado de prisão, na manhã de ontem, terça-feira (01), em Boa Esperança. Segundo a PM,...