2.500 carteiras de motorista de graça a partir de setembro no ES

De acordo com o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Givaldo Vieira, as inscrições para a segunda etapa do programa CNH Social serão abertas em setembro, em data que ainda será divulgada.

No primeiro semestre de 2019, quando o programa foi lançado em sua nova versão, 56 mil pessoas se inscreveram para obter a habilitação gratuita, sendo que 2.500 foram contempladas, como previa o programa do governo do Estado.

Quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas não tem condições de pagar, terá mais uma oportunidade de obter o documento de graça a partir de setembro.

Segundo Givaldo Vieira, uma reunião será realizada nesta sexta-feira (16) em Brasília para tratar da melhoria no acesso aos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O candidato que pretende concorrer a uma CNH gratuita precisa estar inscrito no CadÚnico. Além disso, também é preciso possuir renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 1.996).

Atualmente, o valor para tirar a carteira nas categorias A (moto) ou B (carro), incluindo as taxas, varia em torno de R$ 2 mil.

Até 2022, o governo do Estado pretende contemplar 25 mil moradores do Espírito Santo com a carteira gratuita.

Das 5 mil vagas deste ano, 40% serão para a obtenção da primeira CNH, nas categorias A, B ou AB (moto e carro); 20% serão para adição das categorias A ou B; e 40% para mudança para categorias D (ônibus, por exemplo) ou E (carreta). Além disso, 5% do total será destinado a pessoas com deficiência.

Cursos

Também a partir de setembro, o governo do Estado promete oferecer cursos gratuitos para quem foi habilitado pelo programa CNH Social. A ideia é garantir a esses condutores a formação profissional como motorista de ambulância, de transporte escolar e de transporte com carga perigosa, por exemplo.

“Já temos a minuta do projeto de lei pronta. Ele será enviado em breve para a Assembleia Legislativa e vamos pedir aprovação o mais rápido possível, pois queremos abrir essas vagas de cursos ainda este ano”, disse Givaldo Vieira.

Fonte..fanotícias

Leia mais

Governo do ES emite NOTA À POPULAÇÃO

O Governo do Estado estabeleceu no final do mês de março a instalação de barreiras sanitárias...

Barreira sanitária controla acesso a Guriri

Já está em pleno funcionamento a barreira sanitária...

Destinos nacionais serão os mais procurados após pandemia, diz pesquisa

Após o confinamento, destinos e serviços que proporcionem bem-estar e contato com a natureza são citados como segmentos...

Foragido da justiça por chacina em Conceição da Barra é detido em Barra de São Francisco

Na tarde desta quinta-feira (21/05/2020), cumprindo mandado de prisão em desfavor de um foragido da justiça condenado por chacina em Conceição da Barra foi...

Leia também

Em novo decreto, prefeito libera eventos em Barra de São Francisco com até 100 pessoas

DECRETO Nº 294 - DE 22 DE SETEMBRO/2020 AUTORIZA O FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS COM MEDIDAS QUALIFICADAS DE ENFRENTAMENTO DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DECORRENTE...

Ficha suja: 60 vezes Barra de São Francisco

Barra de São Francisco aparece 60 vezes na lista de gestores com contas rejeitadas que foi entregue à justiça eleitoral. A entrega aconteceu em...