1º Arraiá do Projeto Avivar francisquense foi sensacional na Escola João Bastos

Compartilhe

A noite desta terça-feira, 28, vai ficar marcada pela realização do Arraiá do Projeto Avivar, na quadra da Escola João Bastos, na Vila Vicente. (Confira galeria de fotos no final do texto). Com grande participação dos idosos, que levaram muitas comidas típicas e guloseimas, foi realizada a primeira quadrilha do projeto e também a eleição da Rainha Caipira.

Uma das idosas que mais participa dos eventos do Projeto Avivar, Niulva Coelho da Silva foi eleita a Rainha Caipira e vai desfilar, junto com as pessoas que participaram da quadrilha, no Arraiá de São Pedro, que acontece a partir desta sexta-feira, 30, no terreno da nova rodoviária.

Ao todo, 14 idosas concorreram ao título de Rainha Caipira e a escolha da primeira colocada teve como jurados: Vera Lúcia da Fonseca, Fabíola Medeiros de Freitas, Ludimila Bianca, Elza pereira Braga, e o vereador Jadeir Brum, da vila Luciene.

“Fiquei muito feliz e emocionada com o arraiá, nossos idosos estão de parabéns pela bonita festa, mas queremos ressaltar e fazer um agradecimento especial a toda a nossa equipe, que tem trabalhado muito para fazer o melhor pelos idosos e, principalmente, ao prefeito Enivaldo dos Anjos, que idealizou este projeto para cuidar integralmente da saúde física e mental dos nossos idosos e tem dado todo o suporte para que possamos fazer um trabalho digno da terceira idade no município”, agradeceu a coordenadora geral do projeto, Cleidmar de Almeida Rezende, a Cleidinha.

Sobre o Avivar

O objetivo do Programa Avivar é oferecer atendimento adequado aos idosos, com equipe multiprofissional, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autoestima e contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

“A psicologia voltada para a terceira idade busca promover o bem estar dos idosos, auxiliando no enfrentamento de mudanças emocionais, psíquicas, físicas e sociais que acompanham o processo de envelhecimento. Nem sempre é fácil assimilar e aceitar as transformações. O acompanhamento psicológico possibilita que o indivíduo se abra às novas possibilidades oferecidas por essa fase da vida, e é fundamental que ele entenda as perdas e os ganhos e que reaja positivamente às mudanças ocorridas no processo de envelhecimento”, explica a psicóloga Nathália Gama, que atende no projeto.

Além de ofertar atividades preventivas de saúde, que estão realizadas nas academias Boa Forma e Barra Fitness, e também no Clube Vale do Sol e Escola Municipal João Bastos, dentro do programa os idosos também tem acesso à assistência social e consultas médicas com clínico geral, além de consultas com especialistas de geriatra, reumatologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e outras.

Até o momento mais de 350 idosos realizaram inscrição. Ao ingressar no programa, o idoso preenche cadastro com os dados pessoais e dados relativos à saúde e uso de medicação. E antes de iniciar as atividades físicas e recreativas, o idoso participante será submetido a avaliação médica para elaboração de laudo de aptidão.

Os idosos – de 60 anos acima – que desejarem participar do Programa Avivar, podem realizar inscrição na Galeria Surdine, ao lado Banestes, em frente à praça Arlindo Pinto da Costa das 8h às 11h e das 13h às 17h, e de 13h às 16h de segunda a sexta-feira e aos sábados, no final da tarde, nas aulas de zumba na praça.

É preciso apresentar os seguintes documentos:  

Carteira de Identidade;

CPF;

Cartão SUS e;

Comprovante de residência.

O idoso também deve informar o número de telefone pessoal e de mais dois contatos e nome dos remédios de uso contínuo.

“A finalidade do projeto Avivar é também promover e incentivar a prática regular de exercícios físicos dos nossos idosos, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e promover o bem estar físico, social e mental com a liberação de hormônios do bem estar, como endorfina, melatonina, serotonina e dopamina. Quanto mais ativo se torna os idosos, mais benefícios e segurança eles terão na execução das suas atividades diárias, como levantar-se, vestir-se, tomar banho, caminhar, entre outras práticas diárias”, explica a coordenadora do projeto, Cleidinha.

Modalidades que são ofertadas 

Hidroginástica e natação Clube Vale do Sol

Aerobica: Escola Municipal João bastos

Outras atividades: Academia Barra Fitness e Boa Forma

Profissionais do Projeto Avivar 

  • Coordenadora: Cleidmar de Almeida Rezende
  • Professor de Educação Física: José Augusto Alves
  • Professor de Educação Física: Paulo Roberto dos Reis Júnior
  • Professor de Educação Física: Augusto Keller
  • Médico: Eduardo Jório Machado
  • Médica da Família: Aline Simões Gama
  • Enfermeira: Bárbara Flausino
  • Psicóloga: Nathalia Cristina Alves de Souza Gama Rodrigues
  • Assistente Social: Agraciene da Silva Veríssimo de Alcântara
  • Nutricionista: Arlete Pereira de Souza

Veja as fotos na matéria abaixo

Niulva Coelho é eleita Rainha Caipira durante o 1º Arraiá do Projeto Avivar na Escola João Bastos

Leia também

Poranga goleia América no aspira e nos titulares na 2ª rodada da Copa Rural de Barra de São Francisco

A bola rolou neste domingo (14), pela segunda rodada da Copa Rural de futebol amador em Vila Poranga....

ES: em batalha de outdoors, hospitais disputam quem tem pronto-socorro mais perto

A margem da Rodovia das Paneleiras, uma das mais movimentadas de Vitória, se tornou cenário para uma disputa...

Homem tem 52% do corpo queimado em Água Doce do Norte

Zé Marcelino, como é conhecido, é morador do Córrego São Domingos, zona rural de Água Doce do Norte,...

Ipec: Casagrande tem 24%, Manato, 19%, e Capitão Vinícius Sousa, 18% de rejeição

  Renato Casagrande (PSB), Manato (PL) e Capitão Vinicius Sousa (PSTU) — Foto: Rede Gazeta Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada...

Delegado Douglas Sperandio no Podcast da Notícia FM

  O delegado titular da 17ª Regional de Nova Venécia, Douglas Sperandio, será o entrevistado do quadro Podcast Papo...

Segundo dia de seminário internacional que apresenta a Estratégia Rotas de Integração Nacional acontece nesta terça-feira (16)

Está marcada para esta terça-feira (16) a segunda sessão do seminário internacional promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional...

Redução de R$ 0,22 por litro no preço de diesel A para distribuidores

A partir desta sexta-feira (12), o preço médio da venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras...

23ª Pomitafro começa nesta sexta-feira (19)

      Começa nesta sexta-feira (19), a 23ª Pomitafro. Depois de três anos...