17ª Semana Estadual de C&T é sucesso e recebe acessos de vários estados do Brasil e países do mundo

Mais de 5 mil acessos foram realizados nos quatro dias da 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O evento aconteceu virtualmente, por meio do site www.semanact.es.gov.br, de 24 a 27 de novembro, com exposição de projetos científicos, palestras, cursos e muito mais. Os temas abordados na edição foram: Inteligência Artificial, tema do evento nacional; Covid-19; e Tema Livre

O site da Semana Estadual de C&T recebeu acesso de pessoas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Amazonas, Bahia, Paraná, Goiás e de vários outros Estados do Brasil. Além de moradores dos Estados Unidos, Portugal, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo, Chile e outros. Ao todo, 161 projetos científicos e de inovação foram inscritos na Chamada Pública para expositores. Os trabalhos inscritos foram divididos em categorias e temas, conforme o edital. 

Quantidade de projetos por categoria:

  • Categoria Coletiva Ensino Básico = 51 projetos
  • Categoria Coletiva Ensino Superior = 88 projetos
  • Categoria Institucional = 12 projetos
  • Categoria Profissional = 10 projetos 

Quantidade de projetos por tema:

  • Covid-19 = 41 projetos
  • Inteligência Artificial = 15 projetos
  • Tema Livre = 105 projetos

Dos 161 projetos inscritos, 140 foram expostos no evento virtualmente, por meio de vídeos gravados por estudantes, professores e profissionais da área de todo o Espírito Santo. Entre os participantes da Chamada Pública estavam escolas e instituições de ensino de Aracruz, Piúma, Colatina, Dores do Rio Preto, São Mateus, Castelo, entre outros municípios do interior do Estado e da Região Metropolitana. A divulgação dos premiados da exposição virtual aconteceu na última sexta-feira (04), no site do evento: www.semanact.es.gov.br

Foram premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria e tema, além das instituições e professores que coordenaram os projetos. Mais de 100 premiações serão entregues pela Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) no formato de troféus, medalhas e placas de homenagem. A Secretaria também premiou, dentro de cada categoria, os projetos que alcançaram o primeiro lugar em Relevância AmbientalRelevância Social e Criatividade e Inovação. A entrega dos prêmios será realizada no próximo ano.

A 17ª Semana Estadual de C&T também disponibilizou na programação nove cursos que certificou 200 pessoas, 12 palestras, nove entrevistas ao vivo, vários minicursos, games e visita virtual a diversos laboratórios capixabas de Pesquisa e Inovação, além da mostra virtual de 15 projetos com ações efetivas e inovadoras que estão em desenvolvimento no Espírito Santo, com apoio do Governo do Estado para enfrentar o novo Coronavírus (Covid-19).

 

Leia mais

Leia também