11º Batalhão faz balanço dos indicadores da segurança pública no ano de 2021

Compartilhe

O ano de 2021 representou mais um ano de grande avanço para a segurança pública na área de circunscrição do 11º Batalhão da Polícia Militar, que compreende os municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Ecoporanga e Mantenópolis.

Mesmo com a Pandemia impactando diretamente nos resultados do ano de 2020, o 11º BPM, através de seu comando, soube aproveitar o momento para tomar medidas e decisões para melhorar a eficiência do serviço policial militar na preservação da ordem pública e na polícia ostensiva, e o resultado foi uma tendência de estabilidade/diminuição de crimes de furto e roubo na ordem de 11% quando comparado 2021 com 2020 e uma redução de 44,5% na comparação 2021 com 2018, quando iniciou-se o acompanhamento pela SESP.

Foi registrado um leve aumento nos números de crimes contra a vida de 11% na área da AISP 11, na comparação 2021 com 2020. Entretanto esse aumento percentual é inferior ao aumento registrado na região Noroeste do Estado.
Os resultados apresentados foram extraídos do Portal SESP, do Observatório de Segurança Cidadã e do Painel de Crimes Contra o Patrimônio e são relativos aos 5 municípios circunscritos na área do 11º BPM.

Os indicadores registrados foram os seguintes:
2021 registrou o menor número de mortes no trânsito dos últimos 06 anos, 27. Em números percentuais a redução foi de 4% de 2021 na comparação com 2020. No entanto, desde 2016 a redução foi de 31%. O número total de mortes registradas no trânsito nos últimos 06 anos foi de 191, enquanto o número total de homicídios foi de 179.

Tratando-se de crimes de furto e roubo de veículos, houve uma redução de 21,7% na comparação 2021/2020 e a proporção de veículos recuperados em relação a veículos furtados/roubados foi de 81%.

Esses índices criminais contaram com o aumento da eficiência operacional da PM e PC ao longo dos anos.

Dentro dos indicadores de produtividade foi registrado um aumento de 23% no número de Operações Policiais realizadas, quando comparado os anos de 2020 com 2021, de 12.945 para 15.898. É importante frisar que 2020 era o recorde de operações policiais empreendidas e agora 2021 se posta como o novo paradigma.

Aumento de 329% no número de Visitas Interativas/Tranquilizadoras, que engloba visitas à comércios, vítimas de violência doméstica, estabelecimentos de ensino, residências e propriedades rurais. Em 2020 foram realizadas 1.607 visitas enquanto em 2021 foram realizadas 6.896 visitas.

A AISP 11 possui indicadores de produtividade conjunta entre a PM e PC e pelo segundo ano consecutivo foi superado o número de mais de 200 mandados de busca e apreensão e prisão cumpridos nos cinco municípios, atingindo o número de 226.

Houve um incremento de 43% no peso bruto de entorpecentes apreendidos, representando o melhor ano dos últimos 4 anos analisados, com destaque para a atuação precisa e eficiente do K-9 do 11º BPM. Foram apreendidos mais de 27 quilos de drogas.

Apesar de haver um aumento de 11% nos números de homicídios na região, que são considerados crimes contra a vida, quando se tratam de crimes contra a pessoa, existem indicadores muito positivos como a diminuição de 31% nas ocorrências de lesão corporal e 16% de redução nas ocorrências de violência contra a mulher com enquadramento na Lei Maria da Penha.

Nas palavras do Comandante do 11º BPM, o Tenente Coronel Rômulo Souza Dias: “Os resultados apresentados são frutos de um trabalho com metodologia, gestão, controle e empenho incontestável de todos os policiais que labutam em prol da segurança pública da região. Deixo meus agradecimentos ao Delegado Titular da 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Dr Leonardo Forattini Dutra, que é um parceiro extremamente dedicado e competente, ao MP, Judiciário e Prefeitos de Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Ecoporanga e Mantenópolis. Minha gratidão especial a comunidade que acredita na polícia e contribui para que façamos da nossa região um lugar cada vez mais seguro.”

 

Leia também

Em quase um ano e meio, hortão municipal teve produção recorde de legumes verduras

A distribuição de verduras e legumes continua sendo realizadas dia a dia por servidores da secretaria de Agricultura...

Veja como participar de concurso público para delegado no Espírito Santo

As inscrições para o concurso público para o cargo de delegado de polícia no Espírito Santo começam na...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem queda nesta quinta-feira (7)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quinta-feira (7) com queda de 2,33% e o produto...

Ministério da Saúde reforça importância da vacina de febre amarela, postos de saúde de todo o Brasil oferecem dose contra a doença

O Ministério da Saúde faz um alerta sobre a febre amarela e ressalta a importância da vacinação contra...

Câmara aprova lei que estabelece plantões farmacêuticos em Barra de São Francisco

A Câmara Municipal aprovou, na noite desta segunda-feira, 4, em sessão ordinária, a Lei 1279, de 20 de...

Escola da Vila Luciene promove Arraiá neste sábado (09)

A Escola Municipal Luciene Matos Ferreira, no bairro Vila Luciene, promove neste final de semana, 09/07, às 18h...

Conheça os campeões dos Campeonatos de Futsal de Nova Venécia

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Esportes, realizou quatro competições de futsal, que contou...

Operação contra abuso sexual de crianças na internet é realizada no Espírito Santo

A Polícia Civil do Espírito Santo participa, na manhã desta quinta-feira (30), da Operação Luz na Infância 9. A...