11º BPM comemora 20 anos de instalação como uma das unidades mais produtivas da PMES

Compartilhe

A solenidade de comemoração do 20º aniversário da instalação do 11º BPM, na manhã desta quarta-feira, 6, na Câmara Municipal, reuniu centenas de policiais militares e autoridades civis em um evento que marcou a gestão do atual comandante, tenente coronel Rômulo Dias.

Em um balanço da gestão, iniciada em 2019, ele comemorou os melhores indicadores já obtidos pela Unidade, com mais de 45 mil operações policiais, com forte redução no número de homicídios e crimes contra o patrimônio.

“Desde que assumimos a Unidade foram realizadas um total de 45.078 operações policiais, as quais resultaram em 3.149 detenções, 341 armas de fogo apreendidas, 4.321 munições apreendidas e recuperação de 209 veículos. Ainda foram cumpridos 735 mandados judiciais, sendo 420 mandados de prisão e 312 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos mais de 132 kg de entorpecentes”, relatou.

“Fazendo um comparativo entre o ano de 2018, quando o efetivo era 11% maior que o atual e o ano de 2021, houve a redução em 27% nos homicídios, 11% nos crimes contra o patrimônio e 39% nas tentativas de homicídio. Os crimes de furto diminuíram 35% e roubo diminuíram 51%”, disse o comandante.

“Analisando os dados do primeiro quadrimestre de 2022 em comparação com o mesmo período dos últimos quatro anos posso afirmar que dispomos do melhor período Janeiro-Abril. Ultrapassamos o recorde histórico de apreensão de drogas da unidade no ano em apenas 4 meses e com um aumento de 141% em peso bruto.”

O comandante também exaltou a parceria dos últimos anos com a co-irmã, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), através da 18ª CIA IND, de Mantena, no combate à criminalidade e prometeu ao tenente coronel França, que a parceria irá continuar e será ampliada.

“Agora, temos mais uma cadela no K-9 e poderemos contribuir mais com a polícia mineira”, disse, dando as boas-vindas ao colega comandante da 18ª CIA IND.

“Fomos semifinalistas no INOVES CICLO 2020 com o Programa de Produtividade Policial e estamos concorrendo mais uma vez ao INOVES neste ano de 2022. O citado programa foi desenvolvido a muitas mãos por um grupo brilhante de oficiais e praças e após 3 anos de implantação os resultados são comprovados numericamente. É por este motivo que ele se encontra em processo de expansão para mais 3 unidades da PMES e em breve pode estar presente em 14 municípios da região norte-noroeste do Estado, informou Rômulo Dias.

“Nesses poucos mais de 3 anos e 4 meses no comando da Unidade sempre procuramos desenvolver um trabalho alicerçado na parceria, integração e participação de oficiais e praças, onde o gabinete do comando está sempre aberto a ouvir sugestões e críticas, visando uma busca constante na melhoria da qualidade dos serviços prestados.”

O evento contou com a participação de quase todos os prefeitos da região – só o prefeito de Água Doce do Norte, Abraão Lincon, não participou – e a presença do comando da 18ª CIA IND PMMG, com sede em Mantena (MG), sob o comando do tenente coronel França, além do capitão Siqueira e do sargento Maksuel.

Durante a solenidade foram feitas as entregas de dezenas de certificados de destaques operacionais dos cinco municípios sob a jurisdição do 11º BPM, em conjunto com prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e vereadores da região.

Os prefeitos Enivaldo dos Anjos de Barra de São Francisco, Jailson Quiuqui de Águia Branca, Herminio Hespanhol de Mantenópolis e Elias DalCol de Ecoporanga, e foram homenageados com o diploma Amigo do 11º BPM em reconhecimento as relevantes contribuições prestadas a Polícia Militar do Espirito Santo (PMES).

O prefeito Enivaldo dos Anjos destacou que a parceria do município com o 11º BPM se estreitou no seu mandato e, quando ainda era deputado estadual conseguiu, junto ao governador Renato Casagrande, os recursos para a reforma da sede do 11º BPM, no centro, inclusive, cedendo um imóvel do município, no bairro Nova Barra para a instalação do batalhão, até que a reforma do centro seja concluída.

História

O então DPM (Destacamento Policial Militar) de Barra de São Francisco funcionava junto à Delegacia de Polícia Civil e era comandado pelos delegados ou subdelegados de Polícia quando estes eram militares. Quando os delegados e subdelegados se tornaram civis, os comandantes do DPM eram militares, até 1986, quando se criou o 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Nova Venécia, transferido para a Rua Maranhão, bairro Irmãos Fernandes em Barra de São Francisco.

Em 8 de abril de 1998, a então 3ª Cia do 8º Batalhão, através de um decreto do Governador Vítor Buaiz, foi transformada na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Barra de São Francisco e abrangendo ainda os municípios de Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca e Mantenópolis.

Assumiu, então, como primeiro comandante da 4ª Cia Independente, o então Major Ailton Romais, sendo seu subcomandante o capitão PM Alex Voney de Almeida.

Em 2 de julho de 2002, a 4ª Cia Independente, através do decreto 1049-R, do Governador José Inácio, foi transformada no 11º Batalhão da Polícia Militar com sede em Barra de São Francisco e abrangendo, ainda, os municípios de Ecoporanga, sede da 2º Cia; Água Doce do Norte, sede do 2º Pel/2ª Cia; Águia Branca, sede da 3ª Cia e Mantenópolis, sede do 2º Pel/3ª Cia. Assumiu então, como primeiro comandante do 11º BPM o major Paulo César Vieira.

Hoje, o Décimo Primeiro Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Barra de São Francisco, mas também dos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Mantenópolis, no firme propósito de defender os valores da sociedade do noroeste capixaba.

“A atividade de segurança pública é deveras complexa, não se alcança redução dos índices de criminalidade e violência sozinha, por isso é importante agradecer e solidificar as parcerias que o 11º BPM tem firmado e conquistado junto com a Polícia Civil, Polícia Militar de Minas Gerais, Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeituras Municipais, Câmaras Municipais, Conselhos Tutelares, CDL’s, Lyons, Maçonaria, lideranças comunitárias, igrejas, o empresariado, enfim… todos que de maneira direta ou indireta tem contribuído junto com o 11º BPM na árdua missão de polícia ostensiva, preservação da ordem pública e na defesa de direitos fundamentais.”

Leia também

Ruas, prédios e comércios de Vila Pavão ganham as cores da Pomitafro

  O município de Vila Pavão já está vestido com as cores da Pomitafro. Isso é percebido logo nas entradas...

Prefeitura e governo do Estado assinam ordens de serviços para construção de Campos Bom de Bola em Barra de São Francisco

Com a presença do Secretário de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), Júnior Abreu, prefeito Enivaldo dos Anjos,...

4º Encontro Nacional dos Municípios Mineradores

A 4ª edição do Encontro Nacional dos Municípios Mineradores acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto no...

Polícia apreende simulacro e detém três pessoas em Nova Venécia; um deles usava tornozeleira

Na noite desta terça-feira (16), policiais militares do 2º Batalhão apreenderam um simulacro de arma de fogo, no...

Multivix vai realizar feira para ajudar adolescentes na escolha da profissão

  Escolher o que vai fazer para o “resto da vida” quando ainda se é adolescente não é uma...

‘Dia D’ de vacinação antirrábica será neste próximo sábado; confira os locais

Manter os animais de estimação seguros e saudáveis é o desejo de todos os donos, e um passo...

INDICADORES: preço do café arábica cai nesta quarta-feira (17)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quarta-feira (17) com queda de 1,57% no preço...

Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Aeroporto

Na tarde do último sábado (13), no bairro Aeroporto, em Nova Venécia, um homem de 40 anos foi...