10 mil fraudes em pagamentos do auxílio emergencial no Espírito Santo

Denúncias serão passadas para o Ministério Público Federal (MPF).

Um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou que ao menos 10 mil pessoas estão recebendo o auxílio emergencial do Governo Federal de forma indevida no Espírito Santo. As denúncias serão passadas para o Ministério Público Federal (MPF).

No Brasil, estima-se que mais de 600 mil pessoas tenham fraudado o auxílio. Apesar do número alto de fraudes, isso representa apenas 1,2% do total de mais de 50 milhões de beneficiários.

“Nesse relatório, eu trago uma série de cruzamento de dados feito pela Secex Previdência relativo ao pagamento do auxílio emergencial em mais de 70 bases de dados para para identificar pessoas que não deveriam receber auxílio emergencial. Esse auxílio está indo parar no bolso de pessoas de alta renda”, informou o ministro Bruno Dantas, do TCU.

De acordo com o levantamento da Secretaria de Controle Externo da Previdência, do Trabalho e da Assistência Social (Secex Previdência) do TCU, as fraudes vão desde o acúmulo de benefícios ao recebimento do auxílio por pessoas que já morreram.

“Não deveriam estar recebendo o auxílio quem já recebe benefício previdenciário, quem recebe o benefício emergencial de manutenção do emprego e da renda, servidores públicos, quem recebe seguro desemprego, falecidos e pessoas com renda acima do limite, entre demais casos que foram verificados no relatório”, informou o ministro.

O relatório também informa que essas fraudes tenham causado prejuízos milionários para os cofres públicos.

“A lista dos casos considerados mais graves será passada para o Ministério Público Federal que irá analisar as penas e os casos de servidores públicos serão passados para os tribunais de contas estaduais”, explicou Dantas.

Com informações de Diony Silva, TV Gazeta

Leia mais

Vereador reeleito em MT é flagrado fazendo boca de urna em Cuiabá

Eleitores de três cidades da região Centro-Oeste compareceram às urnas neste domingo (29). O pleito ocorreu em Anápolis e Goiânia, em Goiás, e em...

Camex zera imposto de importação para lista de materiais hospitalares

A Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou o Imposto de importação de uma série de materiais hospitalares. A resolução temporária, publicada nesta...

INDICADORES: Alta no boi gordo nesta sexta-feira (23)

A cotação da arroba do boi gordo termina a semana (23) com alta de 0,35% no preço e o produto é negociado a R$...

Leia também

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste do País tem tempo nublado e quente nesta quinta-feira (03)

Nesta quinta-feira (03), a Região Centro-Oeste ainda deve receber temporais em algumas localidades por causa de um corredor de umidade da formação de áreas...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Quinta-feira (3) será de chuva no leste nordestino

A previsão do tempo para o Nordeste brasileiro, nesta quinta-feira (3), é de chuva entre as áreas do leste nordestino, assim como nas áreas...