10 mil fraudes em pagamentos do auxílio emergencial no Espírito Santo

Denúncias serão passadas para o Ministério Público Federal (MPF).

Um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou que ao menos 10 mil pessoas estão recebendo o auxílio emergencial do Governo Federal de forma indevida no Espírito Santo. As denúncias serão passadas para o Ministério Público Federal (MPF).

No Brasil, estima-se que mais de 600 mil pessoas tenham fraudado o auxílio. Apesar do número alto de fraudes, isso representa apenas 1,2% do total de mais de 50 milhões de beneficiários.

“Nesse relatório, eu trago uma série de cruzamento de dados feito pela Secex Previdência relativo ao pagamento do auxílio emergencial em mais de 70 bases de dados para para identificar pessoas que não deveriam receber auxílio emergencial. Esse auxílio está indo parar no bolso de pessoas de alta renda”, informou o ministro Bruno Dantas, do TCU.

De acordo com o levantamento da Secretaria de Controle Externo da Previdência, do Trabalho e da Assistência Social (Secex Previdência) do TCU, as fraudes vão desde o acúmulo de benefícios ao recebimento do auxílio por pessoas que já morreram.

“Não deveriam estar recebendo o auxílio quem já recebe benefício previdenciário, quem recebe o benefício emergencial de manutenção do emprego e da renda, servidores públicos, quem recebe seguro desemprego, falecidos e pessoas com renda acima do limite, entre demais casos que foram verificados no relatório”, informou o ministro.

O relatório também informa que essas fraudes tenham causado prejuízos milionários para os cofres públicos.

“A lista dos casos considerados mais graves será passada para o Ministério Público Federal que irá analisar as penas e os casos de servidores públicos serão passados para os tribunais de contas estaduais”, explicou Dantas.

Com informações de Diony Silva, TV Gazeta

Leia mais

Governo sonda mercado para concessão do Perímetro do Baixio do Irecê

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) encabeça a promoção de um evento, entre 20 e 29 de julho, para sondagem de mercado sobre o...

Aula de Educação Física on-line ganha participação de atleta da seleção brasileira de Ginástica Rítmica

Mesmo neste período de distanciamento social por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19),  os alunos...

Polícia apresenta resultado da “Operação Colheita” em São Gabriel da Palha e Vila Valério

Iniciou-se no dia 01 de maio em todo o território capixaba a “OPERAÇÃO COLHEITA 2020”. A atividade que é desenvolvida pela Polícia Militar do...

Comércio de Boa Esperança reabre nesta segunda-feira

O comércio de Boa Esperança volta a funcionar...

Leia também