Conteúdo de História ganha dinamismo durante aulas em Cariacica

O professor utiliza a montagem de quebra-cabeça para tornar disciplina ainda mais atrativa.

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professora Maria Penedo, localizado em Cariacica, dinamizou o conteúdo de Estudos Históricos por meio da montagem de um jogo de quebra-cabeça. O objetivo da atividade foi fazer com que os alunos compreendessem a história pelo viés do ofício do historiador, que é “montar” uma história. Assim, de forma lúdica, eles associavam o conteúdo da aula durante a “brincadeira”.

“O primeiro conteúdo de História do 6ª ano do Ensino Fundamental é sobre como se constrói uma história, ou seja, através de fontes, narrativa e fatos. Então, associei o jogo ao conteúdo em que as peças se encaixam montando um quebra-cabeça e, no caso da história, também”, disse o professor Pedro Carlos de Oliveira Alves.

A dinâmica foi realizada da seguinte forma: o professor dividiu a turma em grupos. Cada grupo teve sete minutos para montar parte do quebra-cabeça. “O objetivo da atividade foi fazer com que os alunos compreendessem a história pelo viés do ofício do historiador, é ‘montar’ uma história”, completou o professor.