Câmara de Barra de São Francisco presta homenagens a médico e casal de voluntários

Em sessão realizada nesta terça-feira dia 18, a Câmara Municipal esteve reunindo seus pares para apreciar a pauta convencional bem como também prestar algumas homenagens. O destaque ficou por conta do médico Antonio Fernando dos Santos e do casal Maria e Pedro Fiorotti.

O presidente do Legislativo, vereador Juvenal Calixto, iniciou os trabalhos e quando nas homenagens, afirmou estar honrado “em poder prestar reconhecimento aos voluntários que se dedicam a atividade de recuperar vidas e famílias, bem como ao médico Antonio Fernando, com o qual teve a oportunidade de trabalhar no Hospital Srª Rita de Cássia”.

Médico Antonio Fernando

Foi então prestada uma homenagem, para um dos mais antigos profissionais da área da saúde, Antonio Fernando dos Santos. Formado na Emescam ano 1975 detém desde então o Título de Cirurgião Geral.

É formado em administração pública e privada pela Universidade de São Paulo.  Membro da Comissão Interminesterial em Saúde do Trabalhador. Médico Perito do INPS HJ INSS. Coordenador das Normas de Saúde dos Trabalhadores. Membro do conselho e administrador da GEAP. Coordenador e implantados da Comissão  do Samu na Região  metropolitana  de Vitoria.

Antonio Fernando além disso já proferiu diversas palestras na América  Latina. Título de Cirurgião Emérito, diz gostar das coisas simples. Mais é preciso destacar que durante estes vinte últimos anos de profissão se dedicou ao Hospital Dª Rita de Cássia e hoje Hospital Dr. Alceu Melgaço, atendendo não só o nosso município, mas todos da região noroeste capixaba e leste mineiro.

Sempre defensor da dignidade humana do sistema de saúde independente de classe social. Defensor ferrenho do SUS. Qualifica que a saúde no Brasil não tem nota 10. Quiçá nos municípios vizinhos.

Pedro Fiorotti

Pedro Antonio Fiorotti e sua mulher Maria das Graças Rodrigues Fiorotti. Ambos prestam serviços de forma voluntária no município no setor de acolhimento psico/social. Pedro Fiorotti é coordenador do Grupo Nova Esperança de Alcoólicos Anônimos – AA. Já sua esposa Maria das Graças, coordena a Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica, órgão que também presta um atendimento voltado para diversas pessoas necessitadas de acolhimento psicológico.

Quando somados os números de pessoas acolhidas nas duas instituições, de acordo com Pedro Fiorotti, passa de dois mil. Só em Alcoólicos Anônimos, foram quase 1.500 viciados no alcoolismo, durante estes 36 anos de existência do grupo.

Alcoólicos Anônimos

O Grupo Nova Esperança de Alcólicos Anônimos – AA – se reúne na Rua Adelino Coimbra – 150 – Beira Rio, as segundas, quartas e sábados das 19 às 21 horas. Quanto a Pastoral da Sobriedade, as reuniões ocorrem às sextas-feiras, no salão paroquial da Igreja Católica São Francisco de Assis.

Pastoral da Sobriedade

A Pastoral da Sobriedade, cuja coordenação está a cargo de Maria das Graças Fiorotti, atua a mais de cinco anos prestando atendimento as pessoas portadoras de problemas psico/sociais, drogas entre outros. Ela, ao falar em nome do casal, discorreu sobre a doença do alcoolismo, destacando que o álcool está presente em diversas fases das nossas vidas e sempre presente nas comemorações, festividades e outros. Disse que a Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da Sobriedade como um modo de vida. “Pela Terapia do Amor trata todo e qualquer tipo de dependência. Propõe mudança. Valoriza a pessoa humana” destacou.

Lembrando que tanto o Grupo de Alcoólicos Anônimos como a Pastoral da Sobriedade, receberam pela primeira vez o reconhecimento dos bons serviços prestados, de forma voluntária, para a sociedade francisquense.

ASCOMCMBSF