Oito passarelas serão construídas na praia de Guriri

Dentro do projeto de urbanização do centro e revitalização da orla de Guriri, uma das novidades será a instalação de passarelas com acessibilidade e menor impacto ambiental.

Nesta primeira etapa a Prefeitura de São Mateus construirá oito passarelas ao longo do trecho que compreende o parque aquático até a altura do Sicoob. Cada uma delas terá dois chuveiros e um totem com indicador numérico, facilitando a referência de localização para os frequentadores da praia.

O projeto das passarelas foi concebido pelo Setor da Engenharia da Prefeitura, seguindo as especificações da Norma de Acessibilidade nº 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), garantindo a livre circulação até a praia para pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e cadeirantes.

As passarelas também foram projetadas para garantir acesso à praia com menor impacto ambiental, otimizando a preservação da restinga. Elas evitarão o contato dos usuários com a vegetação nativa da praia, proporcionando sua regeneração. O piso será de madeira e espaçado, facilitando o escoamento da água para a restinga.

As novas construções já foram autorizadas pelos órgãos ambientais competentes como a Capitania dos Portos, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Secretaria de Patrimônio da União.

As obras serão realizadas com recursos do Governo Federal, via convênio com Ministério do Turismo e contrapartida do Município, e aguardam autorização da Ordem de Serviço por parte da Caixa Econômica.