Licitações: aberturas de envelopes serão transmitidas ao vivo na Ales

Iniciativa da presidência deve ser implementada ainda em dezembro deste ano

Por Redação Web Ales, com informação de assessoria de comunicação

Erick Musso
Erick Musso: Expor de forma proativa onde e como o dinheiro público é aplicado / Foto: Tati Beling

A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) passará a transmitir ao vivo em seu portal na internet o momento da abertura de envelopes de licitações. A iniciativa, que deve ser implementada em dezembro, é do presidente do Parlamento Capixaba, deputado Erick Musso (PRB). A ideia é dar ainda mais transparência aos atos administrativos da Casa com um posicionamento coerente de uma nova fase na relação com o cidadão, de forma com que a sociedade possa acompanhar em tempo real as compras mais importantes da Assembleia.

“Desde 2017, quando assumi a presidência, tenho trabalhado veementemente pela total e irrestrita transparência do Poder Legislativo. Eu creio que é o que rege os novos tempos da gestão política e da administração pública. Temos que expor de forma proativa onde e como o dinheiro público está sendo aplicado”, disse o presidente.

Para Musso, a transmissão ao vivo, feita com total transparência, ajuda a criar uma nova cultura de ética e legitimidade em um momento de descrédito no poder público. “Outros poderes e câmaras legislativas municipais podem se espelhar no nosso exemplo. Com a maior divulgação, vamos ampliar a concorrência e, na prática, diminuir o preço. Quanto mais gente souber e mais gente participar, menor o valor pago”, avaliou.

A transmissão será feita com um celular por um servidor da equipe da Secretaria de Comunicação e não representará qualquer custo para a Casa.