Programa “Papo de Responsa” aplicado por policiais civis do Espírito Santo é referência nacional

Tendo em vista o aprimoramento do programa “Papo de Responsa” no Rio Grande do Sul, os policiais civis Beto Chaves, do Rio de Janeiro, e Danielle Leonel, do Espírito Santo, participaram da 1° Semana de Prevenção à Violência Escolar da Fronteira Oeste. A contribuição dos convidados de outras regiões teve o objetivo de fortalecer o trabalho que vem sendo desenvolvido na região. As atividades ocorreram entre os dias 21 e 25 de outubro com ações realizadas pelas equipes do programa.

A investigadora de polícia e integrante da equipe do “Papo de Responsa”, Danielle Leonel, contou sobre a sua participação. “Ao longo da semana, na região de Alegrete, ministrei o curso de sensibilização da metodologia do programa para 42 policiais de várias regiões do interior do Rio Grande do Sul e também de Porto Alegre, e no início da semana realizamos o Papo de Responsa em Uruguaiana e Alegrete”, explicou.

O diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e coordenador do “Papo de Responsa”, delegado Joel Lyrio, falou sobre a atuação da investigadora no evento. “É a segunda vez que a policial Leonel é uma das professoras do curso de sensibilização do Papo de Responsa e isso mostra que o reconhecimento da metodologia aplicada no Espírito Santo serve de exemplo para outros estados”, destacou.

O programa atua em áreas de maior vulnerabilidade social realizando um trabalho de educação social nas escolas públicas. Por meio de atividades lúdicas, discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.

Agenda

Durante o mês de novembro a equipe atuará na região de Aracruz fazendo o encerramento do projeto. A metodologia se desenvolveu ao longo do ano atendendo às escolas do fundamental ll, a partir do oitavo ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Em Vila Velha, em parceria com o Setor de Acompanhamento Escolar Disciplinar (Saed), pertencente à Secretaria Municipal de Educação, ocorrerá a última fase do “Papo de Reponsa” com as turmas de oitavo e nono ano.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa

Olga Samara – (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com

Camila Ferreira – (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com