Na comemoração do gol do Rio Branco-ES, PM usa spray de pimenta e atinge mães e crianças

Foto: Emanuela Afonso/GloboEsporte.com

O grande clássico entre Rio Branco-ES e Desportiva Ferroviária, que aconteceu neste domingo de manhã, teve uma nota triste apesar da bela festa nas arquibancadas.

Durante a comemoração do gol Capa-Preta, marcado por Robert, no início do 2º tempo, a Polícia Militar usou de spray de pimenta para conter os torcedores, que foram em direção ao lado onde estava a torcida grená.

O problema foi que o gás acabou atingindo idosos, mulheres, mães e suas crianças, além de pessoas asmáticas que estavam nas arquibancadas. Se iniciou uma correria, com pessoas se refugiando nas cabines de imprensa (assista nos vídeos acima e abaixo) e inclusive recebendo atendimento médico na ambulância que dava assistência à partida.

– Foi um absurdo o que a Polícia Militar fez com as crianças. A torcida comemorando o gol do Rio Branco e a PM jogou spray de pimenta. Tinham crianças, idosos, um monte de gente. Fomos comemorar o gol indo em direção a eles, como eles fazem com a gente. Aí eles (PM) jogaram spray de pimenta em todo mundo. É isso que afasta (o torcedor) do futebol capixaba, crianças chorando porque a PM joga spray de pimenta na comemoração de um gol – afirmaram torcedores alvinegros.

Relatos dão conta que, por conta do vento, o spray de pimenta chegou inclusive ao lado onde estava a torcida grená, que também sentiu os efeitos do gás.

Polícia Militar justifica ação

Confira a íntegra da nota que a assessoria de comunicação da Polícia Militar enviou à redação do GloboEsporte.com justificando a ação e alegando que houve tumulto entre as duas torcidas.

“De acordo com o boletim, na tarde deste último domingo (21), durante uma partida de futebol entre os times Rio Branco e Desportiva, no bairro Bento Ferreira, em Vitória, iniciou-se um desentendimento entre as torcidas, que começaram arremessar objetos entre elas e criar tumulto. Entre as duas torcidas havia um cordão de isolamento feito por alguns policiais militares, que, para resguardar a integridade física da equipe, tiveram que fazer o uso do spray de pimenta, contendo assim a confusão. Após o episódio, o jogo fluiu normalmente. Não houve detidos.”

Nas semifinais da Copa ES, o Vitória vai enfrentar o Rio Branco-ES. O jogo de ida será no domingo, às 10h30, no Gil Bernardes, e a volta no dia 2 de novembro, às 15h, no Salvador Costa. Em caso de igualdade na soma dos resultados, a disputa da vaga para as finais será nas cobranças de pênaltis.

Fonte: Globoesporte