Com atrações especiais, Natal da Paz e do Bem começa nesta quinta no Convento da Penha

Começa, nesta quinta-feira (20), a programação especial de Natal do Convento da Penha. Um dos mais imponentes monumentos históricos do Espírito Santo prepara uma noite de música, luzes, imagens e devoção com a realização de uma cantata natalina no Campinho. O Natal da Paz e do Bem será realizado às 20h30. A expectativa, é reunir um público de 1.000 espectadores por dia.

O evento vai resgatar a espiritualidade franciscana em relação à tradição da presença do presépio no Natal da cristandade, uma ideia originária de São Francisco de Assis.

Entre as atrações, a programação será marcada pela inauguração de um presépio em tamanho real, criado pelo artista plástico e escultor capixaba Hippólito Alves. Inspirado pela paisagem natural e arquitetônica do Convento, o artista elaborou um conjunto de esculturas sacras para retratar uma das mais importantes cenas da história do cristianismo, o nascimento de Jesus Cristo.

As esculturas com as figuras tradicionais da natividade serão instaladas no alto da Penha, provocando um novo impacto visual em quem chegar ao santuário administrado por franciscanos da Província da Imaculada Conceição. O gesto de representar a cena em forma de presépio nasceu de uma inspiração de São Francisco de Assis.

Quem estiver no evento vai assistir a um concerto diferente preparado para cada noite. Na quinta-feira, o Coro Vox Victória, sob a regência do maestro Sanny Souza, apresentará um programa diversificado com canções natalinas tradicionais e populares, composições sacras, música popular brasileira e música estrangeira.

Neste primeiro dia, o espectador poderá conferir também o encanto, a ousadia e versatilidade da Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo. O repertório percorrerá desde os clássicos natalinos, passando por obras brasileiras, incluindo uma sequência temperada com sucessos consagrados de Roberto Carlos, até chegar ao Pop Rock Internacional. O programa trará também riffs conhecidos do rock clássico, interpretados pelo músico convidado Marcos Souza.

Na sexta-feira (21), a noite brilhará com o espetáculo conjunto do Coral Cameria Ifes e da Orquestra Camerata SESI. Com dez anos de atuação, a orquestra do SESI, liderada pelo maestro Leonardo David, tem como diferencial a inovação no formato das apresentações com fusões de gêneros musicais eruditos e populares. O Coral Cameria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), regido pelo maestro Heraldo Silva Filho, é formado por estudantes e professores do instituto e por membros da comunidade capixaba.

Uma outra atração inédita é o espetáculo de projeções artísticas de videoarte na parede externa do Convento da Penha. A projeção mapeada é uma técnica usada para lançar imagens em uma estrutura tridimensional, o que confere uma experiência mágica diferente da vivenciada em exibições convencionais de imagens.

As atrações foram organizadas também para valorizar e celebrar um dos mais valiosos símbolos da história do estado do Espírito Santo, integrando valores culturais, artísticos, turísticos, ambientais, arquitetônicos e devocionais. De acordo com o guardião do Convento, Frei Paulo Pereira OFM, o projeto também é uma oportunidade de convocar o talento dos artistas e dos artesãos da terra para compor o espetáculo. “Esta é a primeira edição. Em todos os anos, nas proximidades do Natal, o evento se repetirá aqui no Campinho deste Santuário do perdão e da graça”, celebra o guardião.

Programação

Quinta-feira – 20 de dezembro de 2018

19h00 – Abertura do portão de acesso ao Convento da Penha
20h30 – Início do evento com Inauguração do Presépio do Campinho acompanhado pelo espetáculo de projeções artísticas de videoarte (vídeo mapping)
21h00 – Coro Vox Victoria
21h30 – Banda de Música da Polícia Militar
22h30 – Encerramento

Sexta-feira – 21 de dezembro de 2018

19h00 – Abertura do portão de acesso ao Convento da Penha
20h30 – Início do evento com a apresentação do Presépio do Campinho acompanhado pelo espetáculo de projeções artísticas de videoarte (vídeo mapping)
21h00 – Coral Cameria Ifes
21h30 – Orquestra Camerata SESI
22h30 – Encerramento