Anúncio de Foletto como secretário abre caminho ao suplente Ted Conti

O governador eleito, Renato Casagrande, anunciou nesta sexta-feira (14), mais cinco nomes para compor a equipe de governo.

Foram anunciados os nomes de Paulo Foletto, como secretário de Agricultura; Marcus Vicente, como secretário de Desenvolvimento Urbano; e Cristina Engel, como secretária de Ciência e Tecnológia.

 Deputado federal Paulo Folleto  (PSB - ES) — Foto: LUÍS MACEDO/AGÊNCIA CÂMARA
Deputado federal Paulo Folleto (PSB – ES) — Foto: LUÍS MACEDO/AGÊNCIA CÂMARA

Casagrande também anunciou Denio Rebello como diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e Cael Linhalis da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Com o anúncio do deputado federal reeleito Paulo Foletto (PSB) como secretário de agricultura, Ted Conti (PSB), o primeiro suplente, vai assumir a vaga na Câmara.

Ted Conti foi apresentador do telejornal da TV Gazeta  — Foto: Carlos Alberto da Silva/ A Gazeta - 11/08/2006
Ted Conti foi apresentador do telejornal da TV Gazeta — Foto: Carlos Alberto da Silva/ A Gazeta – 11/08/2006

Mudança

No dia 4 de dezembro, Casagrande tinha anunciado o economista Alcio de Araújo como presidente da Cesan. Ele não vai chegar a assumir o cargo, por causa de um contrato que ele já havia assinado com a Companhia.

“Alcio foi anunciado há alguns dias como presidente da Cesan e ele com certeza vai estar como colaborador do governo. Mas como era representante de uma empresa de vigilância aqui no estado, assinou um contrato com a Cesan há alguns meses. A nova lei impede que quem tenha assinado contrato com a empresa possa fazer a gestão dela em menos de três anos do contrato. Por isso, Alcio seria impedido ou questionado como presidente, então nós estamos anunciando Cael agora”, explicou Casagrande.

Confira quem foram os anunciados:

Paulo Foletto

Paulo Foletto, 62 anos, é deputado federal. Médico cirurgião, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Entre 1993 e 1996 exerceu o mandato de vereador e, em 2002, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2006. Em 2011, Foletto assumiu seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e exerce, nessa Legislatura, seu segundo mandato na Casa.

Marcus Vicente

Marcus Vicente, 64 anos, formado em Direito. É deputado federal. A carreira política começou em 1976, quando foi eleito vereador de Ibiraçu. Em seguida, foi prefeito do município por dois mandatos. Está no quinto mantado de deputado federal. Foi secretário Estadual de Turismo e da Casa Civil. É vice-presidente reeleito da CBF, único capixaba a ocupar a posição.

Cristina Engel

Cristina Engel de Alvarez, 57 anos, arquiteta com mestrado e doutorado na área de tecnologia. Ingressou na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 1994. Desde 1987, desenvolve atividades vinculadas à Ciência e Tecnologia, especialmente nas áreas de arquitetura/urbanismo e das engenharias, mas também em cargos de gestão, como coordenadora de curso, diretora de centro, conselheira em vários conselhos. Atualmente é coordenadora de um grupo internacional vinculado à sustentabilidade urbana, financiado pelo CYTED (sede na Espanha), composto por 7 países, 21 grupos e 121 componentes.

Denio Rebello

Denio Rebello Arantes, 63 anos, bacharel em Física e Matemática, é mestre em Física e tem doutorado em Ciência dos Materiais. Em 1998 ingressou como professor no Centro Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo – Cefetes e, já em 2000, foi eleito para coordenar o Programa de Metalurgia e Materiais. Nesse mesmo ano, foi eleito para a presidência do Conselho de Administração da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia. Em 2001, assumiu a Diretoria de Ensino do Sistema Cefetes e tornou-se o Reitor quando o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes foi criado. Eleito em 2008, passou a ocupar no ano seguinte o cargo de Reitor do Ifes, para o qual foi reeleito em 2012. Em dezembro de 2011, foi eleito Presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Conif. Como pesquisador, tem dezenas de artigos e capítulos de livros publicados. Participou da preparação do Documento Base para políticas públicas de educação do Programa Nacional para a Integração da Educação Profissional e Básica da Juventude e Educação de Adultos – Proeja. Em 2015, foi nomeado como representante da Rede Federal no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Cael Linhalis – Presidente da Cesan

Carlos Aurelio Linhalis, 57 anos, formado em Administração, pós-graduado em Administração com ênfase em Gestão. Trabalhou por 33 anos na Caixa Economica Federal exercendo diversas funções de gestão: Gerente de atendimento e relacionamento com clientes, Gerente Geral de Agência, Gerente regional da região norte do Espírito Santo, Superintendente Regional da Região Sul do Espírito Santo. Foi professor universitário por 9 anos no curso Administração das disciplinas Gestão Financeira e Gestão de Pessoas na FACEC – Faculdade de Ciências Econômicas. Tem cursos na área de gestão, financeiro, desenvolvimento de pessoas.

Outros nomes que já foram anunciados:

Eduarda La Rocque – diretora técnica do Instituto Jones Santos Neves (IJSN)
Edmar Camata – secretário de Controle e Transparência
Flávia Mignoni – superintendência de Comunicação
Davi Diniz – chefe da Casa Civil
Luiz Paulo Velozzo Lucas – diretor geral do Instituto Jones Santos Neves (IJSN)
Álvaro Duboc – secretário de Planejamento
Rogelio Amorim – secretário da Fazenda
Fabrício Noronha – secretário de Cultura
Angelo Baptista – presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes)
Vasco Cunha Gonçalves – presidente do Banestes
Coronel Cerqueira – comandante Geral do Corpo de Bombeiros
Roberto Sá – secretário de Segurança Pública
Vitor de Angelo – secretário de Educação
Tyago Hoffman – secretário de governo
Rodrigo de Paula – procurador-geral do estado