Águia Branca e Vila Pavão com risco de epidemia de dengue

Com risco de epidemia de dengue, especialista destaca cuidados para combater o mosquito

Mosquito Aedes aegypti é o tranmissor da zika, dengue e chikungunya. — Foto: LM Otero/Arquivo/AP Photo

Águia Branca, Vila Pavão e outros 26 municípios do Espírito Santo estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya. A gerente de vigilância em saúde de Vitória, Arlete Dutra, explicou os cuidados que moradores deve tomar para evitar a infestação do mosquito no verão.

Os dados que emitiram o alerta são do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, divulgado na última quarta-feira (12), pelo Ministério da Saúde.

A gerente de vigilância e saúde explica que o alerta é feito a partir de um índice de infestação realizado em todos os municípios Brasil inteiro no mês de outubro. Arlete explica que esse índice mede a possibilidade de transmissão da doença no verão.

O período do verão é mais preocupante porque o tempo de formação do mosquito diminuiu. Em outras estações, o Aedes aegypti demora de 12 a 14 dias para chegar a fase adulta. No verão, essa demora é de 7 dias”, explica.

Para diminuir as doenças, Arlete destaca que é necessária uma consciência cidadã e atenção para pontos de proliferação na própria casa. No Espírito Santo, dos quase 3 mil criadouros de mosquito, a maior parte foram encontrados em casas (1.771), seguida por depósitos de lixo (705) e água (458).

É olhar mesmo como cidadão de identificar possíveis focos com criadouros de mosquito. Olhar ralos, vasos de planta e suporte de trás da geladeira. Em Vitória, nós da vigilância fazemos as visitas diárias seguindo um cronograma, mas é importante essa visão cidadã”.

Com informações de Gabrielle Manganeli, TV Gazeta

Veja quais são os municípios com riscos:

Risco de Surto

  1. Pedro Canário

Situação de Alerta

  1. Afonso Cláudio
  2. Águia Branca
  3. Aracruz
  4. Bom Jesus do Norte
  5. Cachoeiro de Itapemirim
  6. Cariacica
  7. Colatina
  8. Conceição da Barra
  9. Guarapari
  10. Ibatiba
  11. Iconha
  12. Iúna
  13. Jerônimo Monteiro
  14. Laranja da Terra
  15. Linhares
  16. Marilândia
  17. Montanha
  18. Pinheiros
  19. Presidente Kennedy
  20. Santa Teresa
  21. São Mateus
  22. Serra
  23. Sooretama
  24. Viana
  25. Vila Pavão
  26. Vila Velha
  27. Vitória