Conheça o Pacto pela Aprendizagem e saiba como ele está sendo desenvolvido em Barra de São Francisco

Barra de São Francisco, em parceria sólida com a proposta do governo estadual /SEDU, através do PAES- Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo, tem implementado ações significativas no anseio de garantir aos nossos alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental um trabalho focado na leitura /alfabetização e letramento e domínio dos conhecimentos básicos de matemática, fazendo uso de um material rico e direcionado especialmente para as nossas crianças nesta faixa etária.

O resultado tem sido positivo, alunos tem avançado em suas dificuldades e os professores e toda comunidade escolar tem encontrado nestes materiais um apoio fundamentado com formação direta para fomentar sua pratica docente.

Dentro do PAES- Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo tem várias propostas que como parte do governo estadual cada município vai adequando as suas maiores e emergenciais necessidades.

Mais uma das ferramentas ricas que a rede aplicou em boa parte de suas escolas para alunos de primeiro ano é um aplicativo baixado em aparelho celular onde é aplicado um teste de fluência de leitura, que já vem programado para auxiliar o professor em envidar seus esforços nos pontos que a criança apresenta maiores dificuldade para o domínio do universo das letras. Esta é uma proposta rica, interessante que alia a tecnologia ao conhecimento sistemático da escola.

Todos da rede municipal de educação, acreditam e trabalham efetivamente para que a educação seja vista como referência no estado, e neste sentido a Secretaria Municipal de Educação na pessoa da secretária Delma do Carmo Ker enfatiza que a secretaria é a casa do professor no sentido dele buscar apoio, orientação e sugestões sempre que entender necessário e ainda que toda a sociedade civil, principalmente os pais além de visitar as escolas de seus filhos, procurar conhecer a proposta da escola e fortalecer esta corrente do bem para melhores resultados, também fique a vontade para visitar a secretaria, reclamar, sugerir e até mesmo propor novas ideias, para que juntos façamos uma educação pública melhor e mais forte!

O que é o PAES

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) é uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o estado e as redes municipais de ensino.

O Pacto é inspirado na experiência exitosa de Sobral que espalhou pelo estado do Ceará que hoje ocupa uma das melhores posições no Ideb Nacional.

A realização de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e as Prefeituras Municipais, tem como objetivo propor ações focadas nas salas de aula, voltadas para resultados de aprendizagem, a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e a melhoria dos indicadores educacionais dos alunos da educação básica no Espírito Santo.

Com informações de Tiago Quirino