Inaugurada mais uma usina de energia solar em Barra de São Francisco

Inaugurada mais uma usina de energia solar, que está entre as maiores usinas de energia solar em área residencial do estado do Espírito Santo, na cidade de Barra de São Francisco.

A instalação foi feita no edifício que pertence ao empresário Paulo Carnielli no centro da cidade. Contou com o acompanhamento do Engenheiro Elétrico Guido Agrizzi, Técnico Instalador Clecier Barreri, Supervisor do STC Leonardo Pedroni, Técnico Espetor Fábio Menegussi, Empreendedor Luciano Rodrigues e o aluno de Engenharia de Produção Geam Maforte.

 

Em entrevista ao SiteBarra o engenheiro Guido Agrizzi afirma que: Sustentabilidade é a palavra que mais se ouve e se lê por aí — na administração, na economia, na engenharia ou no Direito. Mas, afinal, o que significa sustentabilidade?

Em primeiro lugar, trata-se de um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. A palavra-chave é continuidade — como essas vertentes podem se manter em equilíbrio ao longo do tempo.

Parece que Gro Brundtland adivinhava a crise recente das economias do norte e já salientava o papel dos países emergentes, como Brasil, China e Índia. Para você, vale lembrar que a sustentabilidade se aplica a qualquer empreendimento humano, de um país a uma família.

 

Toda atividade que envolve e aglutina pessoas tem uma regra clara: para ser sustentável, precisa ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta. O desafio é enorme, envolve várias gerações e, por isso, você precisa estar ligado no tema.

Finalizando um dos feitos inédito na cidade pelo tamanho da usina instalada, que vai gerar 2 mil quilowatts-hora por mês.

Ou seja, vai pagar somente a taxa mínima e iluminação pública, economia de quase R$ 2 mil por mês para o empresário Paulo Carnielli, alimentando 3 apartamentos do Edifício.

Foi ressalvado com o aluno de Engenharia de Produção Geam Maforte, que existem prefeituras no estado da Bahia que incentivam leis que geram descontos no IPTU, ( Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), desconto nessas cidades da Bahia existem com dois tipos de Bandeiras: O IPTU verde para 50% de desconto e no IPTU Branco para 100% de desconto no IPTU.

Um belo programa legislativo criado por vereadores dessas cidades no Estado da Bahia.

Dentro das Prefeituras esses estímulos fomenta o setor, criam empregos, geram ISS. Além de retorno em mídia espontânea com políticas exemplares, créditos de carbono e eficiência energética local. Visibilidade nacional e fomento do setor.

Guido e Geam alertaram. “Está aí uma saída pra incentivar e aumentar o ISS, (IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS). O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, e serve para aumentar essas instalações de usinas solares caso haja uma lei nessas cidades do Estado do Espírito Santo que pensarem em criar e aprovar um insenção ou descontos no IPTU “.

A usina solar do Empresário Paulo Carnielli já se encontra funcionando. E o projeto foi Instalado pela empresa de Vila Velha (A & G SOLAR) que é Representada em Barra de São Francisco e Região por Luciano Rodrigues.

 

(Foto: Glecier, Luciano, Fábio e Leonardo).