Situação dos rios causa transtornos e preocupação a moradores de Barra de São Francisco  

Moradores de Barra de São Francisco estão preocupados com a triste situação dos rios que cortam a cidade. É grande hoje o número de reclamações do excesso de sujeira, pernilongos, mau cheiro, sem falar do risco de enchente, já que o período de chuva está se aproximando.

Na tarde do último domingo,  15 de outubro, atendendo solicitações de amigos e conhecidos, via Facebook e Whatsapp, além de moradores de divesas localidades, percorri vários pontos críticos da cidade.

Em todos os locais onde passei, percebi o acúmulo de sujeira e muito mato, como pode ser visto nas fotos. Rio Itaúnas, Bambezinho e Rio São Francisco, todos estão em péssimas condições.

Quem mora muito próximo aos rios relata que é difícil a luta contra pernilongos. O mau cheiro é outro problema enfrentado por esses moradores. Outra preocupação é com o risco de enchente. Com tanta sujeira e mato, moradores acreditam que com uma simples chuva os transtornos vão aumentar.

A primeira grande limpeza nos rios foi uma inicativa da ONG Sentinela Francisquense, juntamente com a administração municipal da época.

A prefeitura municipal ainda não divulgou nenhum cronograma para a limpeza desses rios, o que preocupa ainda mais a população.

Texto e fotos: Mazinho do Hospital