Treinamento para gestantes mantém a saúde e prepara para o parto

O treinamento para gestantes é um tema amplamente discutido nos últimos anos. As áreas de medicina e educação física têm dado grande ênfase sobre a pratica de exercícios físicos para grávidas. O treinamento deve se levar em conta vários fatores de ordem física e mental, com o acompanhamento médico, de um nutricionista e  um educador físico, é um trabalho que envolve estudo dedicação e sensibilidade.

Sabe-se que durante a gravidez, ocorre uma grande alteração hormonal nas mulheres. Isso conduz para uma mudança orgânica e sensitiva muito grande, após a euforia da descoberta da gravidez, começam a surgir alterações de ordem física como cansaço, aumento do percentual de gordura, dilatação abdominal, inchaço de pés e mãos,  aumento das  mamas  e o corpo  vai adquirindo    outra forma, fazendo com que a mulher baixe a auto estima e muitas vezes não goste de seu corpo como está.

Existem dois objetivos na execução de um programa de treinamento  na  gravidez, de acordo com Éramis Batistute educador físico especialista em  prescrição de treinamento, do Centro de Treinamento Especializado (CETE)  de Nova Venécia, são eles:

Preparar para o parto, e manter a saúde por meio da forma física. No momento de prescrever o treinamento devemos levar em consideração os seguintes fatores: a intensidade do  exercício, a duração da seção de  treinamento, a frequência semanal, modo de execução dos exercícios,  tipos de exercícios que  serão executados, a individualidade biológica da gestante, tempo de gestação. É preciso um cuidado extra nos três primeiros meses de gestação, considerado o período mais crítico, pois é uma  fase em que a placenta ainda está  em processo  de fixação no endométrio uterino e um programa de exercícios inadequado pode atrapalhar sua fixação, principalmente exercícios que produzam alto impacto como corridas e ginásticas ou atividades com elevada intensidade”, ressalta, Éramis.

A prática regular de exercícios físicos durante a gravidez traz inúmeros  benefícios tanto para a praticante quanto para o feto, desde que efetuado com profissionais, habilitados, com experiência e executados com a máxima segurança possível.

Benefícios de um programa exercícios físicos para gestantes, segundo pesquisas na área:

Menor ganho de peso corporal e tecido adiposo;

Menor risco de parto prematuro;

Diminui as complicações durante ou imediatamente após o parto;

Menor tempo da fase ativa do parto;

Melhora na capacidade física geral e capacidade física para o parto;

Diminuição consideravelmente o risco de diabetes;

Recuperação mais rápida pós parto;

Menor risco ou até mesmo inexistência de inchaços nos membros inferiores;

Melhora na resistência muscular;

Melhora na capacidade cardiorrespiratória;

Diminui a ansiedade e o estresse;

Diminui a sensação de isolamento social e melhora a auto-estima;

Diminui o risco de depressão antes e após o parto.

Os benefícios expostos acima, são inúmeros e  a grande maioria é responsável pela gravidez conturbada pela qual passam diversas gestantes. Um programa regular de exercícios físicos no período da gestação colabora muito para manter a saúde da mulher e do bebê.

O CETE fica localizado na rua Riacho, centro de Nova Venécia. Ligue para mais informações 3753 6975 ou 9.9601 367