Você não é preguiçoso, só tem um QI alto! Veja

e4097e7294188a9b7d2ec51213b9571dGosta de passar horas na cama ou ficar no sofá durante a tarde, na companhia de cobertas e um bom livro ou filme? Pois é, segundo uma pesquisa, pessoas preguiçosas tem QI (Quociente de Inteligência) alto. Boa notícia?

De acordo com a publicação do periódico científico Journal of Health Psychology, pessoas com QI alto ficam entediadas facilmente, o que as estimula á reflexão. Como o ato de pensar exige quietude, pode parecer que a pessoa não esteja fazendo nada, quando na verdade está engajada nos pensamentos.

Em contrapartida, pessoas muito ativas tendem a participar de atividades físicas para evitar o tédio e, também, reflexões complexas.

A pesquisa

O trabalho foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Florida Gulf Coast, que pegaram estudantes e, por meio de perguntas e respostas, determinaram quais expressaram interesse em desenvolver muitos e longos pensamentos e ideias e quais preferiram evitar pensamentos muito cansativos.

Com os dois grupos definidos, eles passaram uma semana analisando os comportamentos físicos dos voluntários. O resultado aponta que os estudantes com mais interesse em pensamentos complexos são menos fisicamente ativos entre segunda e sexta que o outro grupo.

Foto: Holly Hildreth/ Getty