Para que mesmo que servem os vereadores de Barra de São Francisco?

Há bastante tempo essa pergunta está sem resposta, mas se observar um pouco saberá que a grande maioria dos vereadores serve para qualquer coisa, menos para desempenhar o papel de vereador.

Vereadores-11

Eles aprenderam que dar tapinha nas costas atrai mais voto que exercer seu verdadeiro papel.

Em Barra de São Francisco, quando o prefeito Luciano Pereira (DEM), assumiu a prefeitura, fez um discurso caloroso na câmara municipal e afirmou que uma quadrilha estava assaltando o município. As falas faziam referência à administração do ex-prefeito Waldeles Cavalcante, onde Luciano apontou inúmeras irregularidades.

Já naquela época, uma publicação aqui mesmo no SiteBarra questionava: onde estavam os vereadores de Barra de São Francisco entre os anos de 2009 e 2012? Se eles estavam durante 4 anos recebendo, diga-se de passagem, muito bem, para fiscalizar o executivo, como não viram nos 4 anos tudo o que Luciano viu em pouco menos de um mês?

Agora, lá se vão três anos de mandato de Luciano como prefeito da cidade e o feitiço parece ter virado contra o feiticeiro. As denúncias que ele fez contra Waldeles, agora pipocam de todos os lados contra ele mesmo. E a coisa agora parece mais séria, pois o Ministério Público está ajuizando ação e pedindo devolução de dinheiro aos cofres públicos. Veja nesse link abaixo.

Ministério Público denuncia Prefeito Luciano Pereira, vice Matheus e Moisés, e pede ressarcimento de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos

Nesse caso, a pergunta pode ser repetida, apenas mudando os anos e algumas cabeças. Onde estavam os vereadores durante os três primeiros anos de mandato de Luciano Pereira que não viram tudo isso? Eu me arrisco a responder. Alguns estavam juntos com o prefeito colaborando para que tudo acontecesse. Pois são eles, vereadores, que ganham essas horas máquinas para “doar” aos produtores, que por sua vez, tinham que pagar R$ 30 por hora. Veja aqui toda essa vergonha.

Uma pequena pausa para fazer justiça. Sem querer defender A ou B, mas como toda regra tem exceção, nesse caso as exceções são alguns vereadores que ajudaram a denunciar essas falcatruas. Valézio Armani e Lula Coser, por algumas vezes, tentaram ensaiar uma crítica contra o prefeito, mas foi José Valdeci (PT), que várias vezes falou sobre o uso indevido das máquinas, veja aqui. E, principalmente, o vereador Aloysio Alves, que denunciou e a partir de suas denúncias, o Ministério Público agiu muito bem, veja aqui.

Carlos Rubens, conhecido como Carlim da dengue (PMDB), foi presidente da casa por dois anos. Em seguida, passou o comando da Casa de Leis para Juvenal Calixo Filho (PPS). Ambos ocuparam a cadeira como um fantoche. Serviram de enfeite, pois nada fizeram para impedir os desmandos da administração. Tanto é que foi necessário a intervenção do Ministério Público no caso, pois se dependesse da casa…

Aliás, o Ministério Público devia incluir na lista de investigados, vários vereadores que usaram as horas/máquina para fazer campanha antecipada. Basta ouvir os relatos dos produtores rurais que verá como todo esse esquema de cobrar do produtor rural contou com o apoio e participação de alguns vereadores. Ou quem sabe, investigar um pouco mais a fundo a questão das diárias na câmara, combustível, quem sabe… Ai que inveja dos moradores de Centralina.

Em alguns dias, esses mesmos vereadores terão que avaliar todo o relatório do Ministério Público – sobre os acontecimentos na prefeitura – e decidir se afastam ou não o prefeito municipal. Particularmente, acredito que a pizza já está no forno.

Bom cada um pode ter uma resposta para a pergunta inicial. Talvez alguns digam que o vereador serve para almoçar ou jantar na casa do eleitor, conseguir uma consulta, furando a fila no pavilhão. Dar parabéns no dia do aniversário. Aparecer em inaugurações com prefeito. Talvez alguns acreditem que o bom vereador consegue uma vaga de emprego na prefeitura. Enfim, são várias as “funções” dos vereadores em Barra de São Francisco. Alguns podem ser comparados ao Bom Bril, que tem mil e uma utilidade, menos a verdadeira utilidade, que é fiscalizar o executivo e elaborar projetos de leis que venham de encontro aos anseios da população.

E você, o que acha? Para que mesmo que servem os vereadores de Barra de São Francisco?

Artigo enviado por Raquel S. de Almeida

Envie também sugestões, críticas, reclamações para sitebarra@hotmail.com