Escola de Vila Pavão promove ações de sustentabilidade para ajudar a superar escassez de água

A crise hídrica que assola o nosso estado fez com que a população reavaliasse suas ações. Diante da  escassez de água sem precedentes que a comunidade de Praça Rica vive,  o CMEA ‘Praça Rica’ em consonância com o Programa Agrinho desenvolveu ações de baixo custo que estão ajudando na superação do problema.

VilaPavao-escassez-800x297

O programa Agrinho destina-se a desenvolver ações educativas nas escolas de ensino fundamental, bem como proporcionar mudanças de hábitos e de atitudes, formando cidadãos empenhados na defesa da sociedade, promovendo maior integração escola/ professor/aluno/ comunidade.

O tema abordado pelo programa neste ano foi “O Uso Sustentável da Água – Saber e Atuar para Melhorar o Mundo”. Assim, a escola implantou ações de sustentabilidade para amenizar o problema da escassez de água que a comunidade local vem enfrentando.

Ações como captar água da chuva através de uma calha feita com materiais recicláveis- garrafa pet, processo de irrigação via microaspersor, reutilização da água utilizada nas ferramentas das aulas práticas de Agricultura e Educação Ambiental e reutilização da água escoada pelo bebedouro são ações simples, porém muito significativas que estão trazendo resultados positivos para superar esse déficit.

A reutilização da água escoada pelo bebedouro que é armazenada em um reservatório está ajudando a minimizar a falta de água que a escola enfrenta nos últimos dias. A mesma é utilizada na limpeza dos banheiros e na área externa da instituição.

Nas localidades Praça Rica, Todos os Santos e Conceição do XV, em Vila Pavão, o abastecimento de água para a população está sendo feito por caminhão pipa. Várias escolas, estão sendo afetadas pela falta de água.

Fonte: Vila Notícias