Campanha de coleta de resíduos realizada em Vila Pavão retira mais de 6 mil embalagens tóxicas da natureza

2013-06-20 19.21.00A  Campanha Campo Limpo,  realizada em Vila Pavão no dia 27 de junho, retirou do meio ambiente mais 6 mil embalagens de produtos tóxicos.

A ação foi idealizada pela loja Agro Pavão, em parceria com a secretaria de meio ambiente de Vila Pavão, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras  Familiares de Nova Venécia e Vila Pavão e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES – IDAF, e  envolveu cerca de  200 produtores rurais do município, superando todas as expectativas,  com mais 4.300 embalagens de defensivos e outras 2.000 embalagens de produtos foliares  coletados das propriedades que serão reutilizados em uma cooperativa de reciclagem,  localizada no município de Jaguaré.

A destinação correta dos resíduos agropecuários (galões, vasilhames, embalagens de medicamentos, seringas, material cirúrgico e outros) é de extrema importância para a manutenção da qualidade de vida no meio rural, evitando assim a contaminação das pessoas e do meio ambiente.

O técnico em agropecuária José Carlos Costa Junior, proprietário da AgroPavão, loja que comercializa produtos agropecuários na cidade,  destaca que a experiência deu tão certo que já está sendo programada para daqui seis meses uma nova campanha.

Inicialmente, o material seria recolhido na loja Agro Pavão, mas devido ao grande volume de materiais, foi transferido para o antigo Parque de Exposição, nas imediações do estádio municipal.

De acordo com o técnico, os próprios produtores estão pedindo uma nova campanha de coleta. “Por ser a primeira vez que se realiza esse tipo de trabalho no município, muitos produtores, por não estarem informados, deixaram de colaborar, por isso,  a próxima campanha tem tudo para superar a que foi feita no dia 27 de julho”, diz.

Algumas atividades, tais como, bate papo com representantes do IDAF que orientarão os produtores rurais locais, sobre o emprego dos agrotóxicos nas plantações e formas corretas descartar as embalagens, além de sorteio de prêmios entre os agricultores que entregaram embalagens vazias ou em desuso com agrotóxico vencido, promoção de produtos agropecuários e serviço com café e lanches foram programadas para a ocasião.

Os organizadores da campanha agradecem aos colaboradores e produtores  que participaram da iniciativa, e também às empresas que apoiam o projeto.2013-06-20 19.02.182013-06-20 16.41.56