Coordenadorias de Defesa Civil e Social da região norte e noroeste do ES participam de capacitação em Barra de São Francisco

Coordenadoria-700x352Com o objetivo de auxiliar os municípios capixabas – COMPDECs e as regionais – REPDECs a se qualificarem no desempenho das atividades relacionadas à Defesa Civil, a CEPDEC implantou um Programa de Capacitação para o ano de 2015, sendo criada uma importante parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP).

Na região Noroeste a Defesa Civil Estadual  implantou  o programa de qualificação em Barra de são Francisco, com a participação de vários municípios  como Colatina, Baixo Guandu, Águia Branca, São Gabriel da palha, Conceição da Barra, Ecoporanga, Vila Valério, Governador Limderberg, Mucuri, Aguá Doce Norte entre outros.

A palestra foi ministrada pelo engenheiro Roni Giomes Nascimento, também destacamos a presença do sub-tenente coordenador da Repidec e sargento Pacheco coordenador de Gerenciamento da Defesa Civil e representando 11º Batalhão da Policia Militar soldado Andre França.

A Defesa civil esta realizando 28 Capacitações no Calendário de Cursos de 2015, com várias temáticas e opções de datas e locais, sendo a maioria das capacitações no interior do Estado, para facilitar o deslocamento dos inscritos que moram nessas regiões.

O secretario municipal de Defesa Civil e Social de Barra de são Francisco disse que ações preventivas auxiliam afim de minimizar com ações preventivas para reduzir os riscos em um evento adverso e salvar vidas e reduzir o sofrimento humano. disse o secretario Municipal de defesa e social Reginaldo Nery.

CEDEC – Coordenação Estadual de Defesa Civil

SONY DSC
SONY DSC

A Defesa Civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. Sua finalidade é garantir o direito natural à vida e à incolumidade, formalmente reconhecido pela Constituição da República Federativa do Brasil. O objetivo geral da CEDEC é a redução dos desastres, que é conseguida através de ações preventivas e de preparação, reduzindo os riscos potenciais. As fases da Defesa Civil são 1. PREVENÇÃO: Ações dirigidas a avaliar e reduzir os riscos; 2. PREPARAÇÃO: Medidas e ações destinadas a reduzir ao mínimo a perda de vidas humanas e outros danos; 3. RESPOSTA: Ações desenvolvidas durante um evento adverso e para salvar vidas, reduzir o sofrimento humano e diminuir perdas; 4. RECONSTRUÇÃO: Processo onde se repara e restaura em busca da normalidade.

Tel (s).:

  • (27) 3137-4440
  • (27) 3137-4441

E-mail (s):

  • defesacivil@cb.es.gov.br

Endereço:

  • Avenida Tenente Mário Francisco de Brito – – 100
    Enseada do Suá – Vitória – ES
    CEP: 29050-420

Para mais informações acesse: http://www.defesacivil.es.gov.br

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), finalizou nesta terça-feira(12) o programa que prevê a estruturação das Defesas Civis Municipais efetuando a entrega de equipamentos e veículos para 42 municípios que ainda não haviam recebido oKit de defesa Civil.

Com a entrega deste último lote, os 78 municípios capixabas estão com toda a parte estrutural necessária para o funcionamento da Defesa Civil nos municípios.

Outra ação dentro do Programa, já concretizada pelo Governo, consiste na reorganização do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, com reestruturação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEPDEC) e a criação do Fundo de Proteção e Defesa Civil (FUNPDEC-ES).  Essas medidas foram concretizadas com a aprovação da Lei Complementar nº 694, no dia 10/05/2013.

As ações fazem parte do programa de Estruturação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs), sendo entregue até o momento o total de 36 kits a 36 municípios. Com mais esta entrega, todos os municípios passam a ser contemplados com os recursos destinados para uso nas atividades e ações da Defesa Civil.

Nesta entrega (4º lote) foram beneficiados os 42 municípios restantes, sendo: Águia Branca, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandú, Boa Esperança, Brejetuba, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindemberg, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Marilândia, Mucurici, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão, Vila Valério e Vitória.

O Kit é composto pelos seguintes materiais e equipamentos:

  • Pick Up Diesel(com engate para reboque e identificação da COMDEC).
  • Barco de alumínio para áreas alagadas.
  • Reboque para barco de alumínio.
  • Motor de popa15 HP.
  • Kit Multimídia: Computador, estabilizador, impressora multifuncional, aparelho de fax, máquina fotográfica digital e aparelho GPS.
  • Coletes de Defesa Civil
  • Mobília: Duas mesas, dois gaveteiros volantes, duas cadeiras tipo secretária, arquivo de pastas suspensas e duas cadeiras fixas.