SAAE divulga Nota Oficial sobre a situação do abastecimento de água em Mantena

 A Diretoria do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mantena, vem através desta Nota Oficial, esclarecer à população quanto à situação do sistema de abastecimento de água em Mantena, diante do período de estiagem que estamos passando.

O cenário que vislumbramos hoje é a crise hídrica que assola o país, em especial os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, onde atualmente, municípios vizinhos já passam por situações de escassez, rodízio de abastecimento e racionamento de água. Situação amplamente divulgada pela mídia nacional. A falta de chuva e o alto consumo de água são agravantes nesse período considerado crítico.

SITUAÇÃO ATUAL:

Mantena possui 3 captações de água, sendo: Turvo, Serra Branca e Córrego Frio e a situação hoje éestável até o momento, porém, observamos que em ambas houve alteração de volume e de vazão.

O Sistema de tratamento da água tem captado cerca de 8.000.000 (oito milhões de litros) por dia e esta água tem sido distribuída em sua totalidade à população. O que significa dizer que o CONSUMO de água em Mantena está em nível máximo. Necessita reduzir consideravelmente, para que em caso da não ocorrência de chuva, possa se manter estável.

Para isso, a população precisa economizar e não desperdiçar água. O desperdício hoje é grande, principalmente na lavagem de calçadas e ruas.

Com essa realidade, ou seja, se não houver chuvas e o desperdício continuar, poderemos passar por ações de manobras, rodízios e racionamento tal como passa hoje diversas cidades do Sudeste. Realidade gritante na mídia nacional.

Por isso, a palavra de ordem é ECONOMIZAR, NÃO DESPERDIÇAR!

Com a falta de chuva, cada município consciente tem se preparado e Mantena, através do SAAE tem realizado ações primordiais, tais como:

  • Campanhas educativas sobre o uso consciente da água e combate ao desperdício;
  • Atendimento personalizado dos servidores do SAAE nas residências, orientando os usuários na vistoria de suas instalações hidráulicas detectando possíveis vazamentos em descargas e tubulações residenciais;
  • Vistorias e correções do SAAE nas redes de distribuições com fins de detectar e corrigir vazamentos invisíveis, e sanar as perdas do sistema;
  • Vistorias e correções do SAAE para detectar ligações abusivas (gatos) de residências;
  • Desassoreamento da Captação de Água Serra Branca, que foi fortemente assoreada pela ação do tempo e pelas enchentes de dezembro/2013. Trabalho intenso onde foram retiradas toneladas de barro.

 

PROJETOS

  • Execução do “Projeto Nascentes”, com objetivo de mapear e cercar as nascentes situadas acima das nossas captações de água. Esse projeto já é uma realidade e teve início em novembro de 2014, iniciando-se no Córrego do Turvinho, sendo feito serviço de mapeamento das nascentes, abordagem dos proprietários rurais com explicação dos objetivos e ainda foi executado o cercamento da 1ª nascente na propriedade do Sr. Nilton Alves da Silva. Esse projeto, de iniciativa do SAAE, tem a parceria entre SAAE, Polícia Ambiental, IEF, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e APAM, órgãos técnicos na coordenação do projeto. E neste ano, iremos ampliar as parcerias em todas as esferas.
  • Elaboração de projeto para construção da barragem do sistema de captação de água do Córrego Frio; a construção dessa barragem será com recursos próprios e ainda no primeiro semestre desse ano;
  • Elaboração de projeto para ampliação da Estação de Tratamento de Água de Mantena (que foi projetada para 20 anos e hoje tem 41 anos), operando com sobrecarga;
  • Elaboração de projeto para construção da 4ª Captação de água.

O SAAE deixa público que nós tratamos da água que abastece Mantena, e temos feito isso há 41 anos com todo respeito e credibilidade da população, com manutenções, ampliações e investimentos. Nesse momento em que o país passa por uma crise hídrica,onde há falta de chuva, vamos unir força, autoridades e sociedade organizada em prol do combate ao desperdício urgente!  Saibamos usar aquilo que temos. O SAAE pede: ECONOMIZE ÁGUA! pois, ela é fonte de vida.

Mantena-MG. 30 de janeiro de 2.015

Solange Rocha Pereira

Diretora do SAAE