Em entrevista, Secretário de Educação Aldair Antônio Rhein fala do Processo Seletivo e prevê melhorias na Educação em Barra de São Francisco

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+DSC_41290Na tarde desta sexta-feira, 30 de janeiro, o Secretário Municipal de Educação, Aldair Antonio Rhein, concedeu uma entrevista ao SiteBarra, onde foram abordados diversos assuntos relacionados a Educação Municipal de Barra de são Francisco.

Durante a entrevista o Secretário foi questionados sobre diversos assuntos como: a implantação do sistema de Processo Seletivo, reforma de 8 unidades escolares  no interior do município, construção de 2 creches, Rede Positivo implantado em 2014 , distribuição de material pedagógico através do projeto Brasil Carinhoso e o projeto Saúde nas Escolas, entre outros assuntos.

SONY DSC

Confira a entrevista:

 SiteBarra: Secretário fale um pouco de como funcionou a aplicação do Processo Seletivo para a contratação dos professores para este ano letivo. Quais são os benefícios?

 Aldair: O Processo Seletivo é uma determinação jurídica onde o  objetivo principal é realizar as contratações dentro de um respaldo legal, contratando profissionais com as melhores qualificações Acadêmicas e Educacionais. As inscrições iniciaram no mês de dezembro e nos dias 21/01 a 24/01  os professores com as melhores formações foram selecionados onde vamos gerar uma grande economia para o município .

No ano de 2014 nós identificamos na secretaria de Educação que era necessário fazer uma readequação financeira, não vamos diminuir os recursos, e sim melhor investi-los, e isso não é esta acontecendo apenas em Barra de São Francisco, é uma tendência Nacional, o próprio estado do Espirito Santo esta readequando aproximadamente 20% dos seus gastos com Educação entre mão de obra e serviços.

Neste levantamento feito pela secretaria nós verificamos que a situação das nossas escolas precisam ser resolvidas principalmente na manutenção do espaço físico, e olhando para o recurso de 2014 comparando com o de 2015 não conseguimos observar uma injeção financeira, ou seja não tem dinheiro a mais neste ano, os valores são bem parecidos, então nos preocuparmos em reduzir os gastos, sem  deixar de atender com qualidade nossos alunos, foi onde resolvemos realizar o processo Seletivo onde nós vamos contratar os melhores professores para trabalhar com material de excelente qualidade,  com uma boa merenda escolar, transporte eficiente, bom material didático, escola adequada e equipada com laboratório de informática, proporcionando uma qualidade melhor de ensino chegando ao nosso objetivo que  é elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.

10411361_10203452138534601_6054478368944262608_n-e1422739566647

SiteBarra: Secretário fale um pouco sobre o benefício com a implantação do Sistema de ensino da Rede Positivo nas Escolas da rede municipal.

Aldair: O sistema Aprende Brasil da Editora Positivo é o melhor material pedagógico hoje no Brasil, implantamos o sistema nas escolas da rede de ensino do município em 2014, O objetivo da SEMEC é elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. È uma Nova Proposta Pedagógica na Rede Municipal de Ensino, onde os alunos recebem um kit de material didático individual inteiramente gratuito, que incluiu uma agenda onde os pais podem acompanhar todo o desempenho e deveres do estudante,  tem o software que é um programa onde o  usuário é cadastrado e pode fazer um acompanhamento online de suas Atividades escolares, além de Capacitar os Professores e demais Profissionais da Educação para o desenvolvimento de ações educacionais. hoje a Rede Municipal de Ensino conta com uma média de 5.500 alunos entre Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio.

10462816_10203452136334546_6785674102777055004_n

As melhores educações que temos hoje no setor privado utilizam o sistema positivo, Barra de São Francisco é o único município do Espírito Santo que tem o sistema na Educação Infantil e Ensino Fundamental para todos os alunos, porque não dá para fazer experiências com um grupo de alunos, nós temos que atender a todos. Ou seja, os alunos que estudam nas escolas do centro do município, tem o mesmo tratamento do aluno que estuda em uma escola no extremo interior do município, inclusive com o mesmo material de ponta e os professores também recebendo periodicamente a mesma capacitação.

 Todas as escolas da rede municipal de ensino neste ano de 2015, iniciarão o ano letivo com o material da rede positivo, ou seja o material já está todo dentro da escola.”Além do material receberemos também nos próximos dias 200 computadores, que serão distribuídos para os laboratórios de informática das escolas.

SiteBarra: Sabemos que 8 escolas do interior do município estão passando por reformas, o ano letivo vai começar nesta terça-feira 03 de fevereiro, essas escolas ficarão prontas a tempo?

10013674_845586395482921_3603801847627034309_n

Aldair: Normalmente, os pais podem ficar tranquilos que todas as escolas iniciaram as aulas, estamos sim reformando e ampliando 8  unidades escolares no interior, são elas: Escola do Córrego do Engenho , Escola Municipal de Santa Angélica, Evandro Chaves, no Assentamento 3 corações, Escola Municipal de Vargem Grande de Itaúnas, Escola Municipal Otto Saar, no Córrego Passabem, EFA’s Normilia Cunha e Jacyra de Paula Miniguite. E falando sobre o tempo, se fosse apenas para capinar em volta e passar uma tinta na parede já estariam prontas, mas na realidade é uma reforma geral, as obras começaram no início de janeiro após a conclusão do processo licitatório, e as obras já avançam para a 4ª semana. Já conversamos com os professores e as comunidades, não haverá tempo para o término das reformas antes do início do ano letivo que será nesta terça-feira (31), tudo está sendo feito para que nada atrapalhe as aulas, mas entregaremos todas as escolas que não necessitam de ampliação já em fevereiro. Mas a Otto Saar e a do Vargem Grande, que serão ampliadas, terão nova cobertura, pátio, banheiro e cozinhas novas, a previsão que esteja concluída em março.

Reforma da Escola Municipal do Vargem Grande do ItaúnasSiteBarra: As escolas Agrícolas estão na lista e também já iniciaram as obras, no caso delas seria só reforma ou também ampliação?

Aldair: Estamos ampliando a Jacira de Paula Meniguite, está sendo construído 2 novas salas porque agora iniciará turmas lá do  6º ano, já na escola Norminia Cunha, vai ser instalada uma cobertura e o espaço para depósito.

SiteBarra: Quais os investimentos da Secretaria em infraestrutura neste início de ano 2015?

 Aldair: Estamos iniciando o ano com um investimento de R$ 600 mil reais, entre recursos próprios, estaduais (Fundeb) e federais como Brasil Carinhoso.

Com este investimento estamos adquirindo para todas as escolas diversos materiais didáticos e pedagógicos tanto para as escolas quanto para as creches, além de mobília, equipamentos e eletrodomésticos como máquina de lavar, tanquinho, fogão industrial, bebedouros, colchão para berços, entre outros.

SONY DSCSiteBarra: Secretario  quais são os investimentos feitos nas creches, além do material pedagógico que o senhor acabou de dizer?

Aldair: Iniciamos os investimentos nas creches ainda em 2014 com a reforma e ampliação da creche Raul Tremendão, e ampliaremos significativamente o número de vagas com a conclusão das obras de construção das creches no bairro Estrela e Irmãos Fernandes, além da reforma das outras unidades instalamos em todas elas, uma área de recreação com os parquinhos onde os meninos poderão brincar durante os seus intervalos de recreação,  a intenção é onde tiver educação infantil terá também o parquinho, pois além de instalarmos o parquinho nas 4 creches que estão funcionamento, também instalamos o parquinho nas escolas Sebastião Albano e Vicente Amaro, assim como estaremos equipando com parquinho e  material pedagógico as 2 creches que estão em obras de construção.

 SiteBarra: Sabemos que Barra de São Francisco está executando o Projeto Saúde na Escola. Como ele está funcionando?

 Aldair: O projeto Saúde nas escolas é uma ação conjunta entre a secretaria de saúde e educação que trabalha a parte educativa de cuidado com a saúde bucal das crianças, então dentro da escola o aluno recebera um kit com escova, pasta, fio dental, e os professores juntamente com as agentes de saúde orientarão os alunos a fazerem a escovação correta

Este ano também em função da necessidade nossas escolas vão discutir metodologias e atividades praticas para racionalidade da agua, uso correto, não ao desperdício.

10940438_10203280449481494_2080146666660003085_n