Com ajuda do MP, IEMA libera licença e prefeitura de Barra de São Francisco inicia limpeza dos rios

O prefeito de Barra de São Francisco, Luciano Pereira (DEM), esteve reunido em maio deste ano com representantes das Secretarias de Serviços Urbanos, Defesa Civil e Social, e Meio Ambiente, onde foi elaborado um cronograma com um conjunto de ações para minimizar os impactos das chuvas no município, e posteriormente feito um relatório e enviado ao IEMA um documento pedindo a liberação da renovação do contrato para executar a limpeza dos rios.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+ImageProxy0

Para tratar deste assunto, Luciano recebeu em seu gabinete no dia 19 de novembro, o Secretário de Defesa Civil e Social, Reinaldo Neri, o Coordenador de Defesa Civil, Celso Chuab, a Secretária Meio Ambiente, Luézia Ferraz, o Secretário de Agricultura e vice-prefeito Mateus Ferreira, O Secretário de Serviços Urbanos, Olívio.

Durante a reunião, os secretários, Reinaldo, Luézia, Olívio, e o Coordenador de Defesa Civil Celso Chuab, fizeram um demostrativo das ações da prefeitura para diminuir os efeitos da chuva previstas para este final de ano, mas, salientaram que sem autorização do IEMA não conseguiriam cumprir em totalidade o Plano de Ação descrito no documento enviado ao Órgão. Segundo a Secretária Meio Ambiente Luézia, desde a gestão de sua antecessora na pasta, Adriana Herzog, o documento é monitorado na expectativa para a sua aprovação.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+ImageProxy (7)0A liberação veio , mas não a tempo de minimizar os efeitos de mais uma enchente em Barra de São Francisco, ocorrida no último dia 15 de dezembro. Apesar de ser em menor proporção se comparada com a inundação que devastou o município em 2013, esta última enchente também causou muitos prejuízos, principalmente nos Distritos de Cachoeirinha de Itaúnas e Vargem Alegre.

Já com a autorização em mãos, a Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria de Obras e Secretaria de Serviços Urbanos, iniciou nesta segunda-feira, 22 de dezembro, a limpeza e dragagem dos rios.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+ImageProxy (1)0O ponto de partida foi a margem do Rio São Francisco, próximo ao Rancho Simprão, em uma propriedade particular. Junto com areia e mato, já foram retirados do rio um volume considerável de lixo.

O serviço estava sendo executado dentro dos limites estabelecidos pelo proprietário do terreno a margem do rio. Mas, tais limites impedem que a limpeza e dragagem seja na extensão e feita da forma já autorizada pelo IEMA. Por este motivo a equipe foi transferida para parte do rio próximo a Escola Municipal João Bastos e deve seguir trabalhando no local durante todo o dia. A Secretária de Meio Ambiente, Luézia, o Secretário de Defesa Civil e Social, Reinaldo Neri, o vereador Emerson Lima (PP), e o ex-prefeito Edinho Pereira acompanham os trabalhos.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+ImageProxy (6)0

A posição do proprietário do terreno a beira do rio, de limitar a área a ser dragada e limpa já gera preocupação e revolta nas redes sociais. “Triste não entender quando finalmente pode ser feita a limpeza dos rios e chega uma notícia de que um ou outro proprietário de terras à beira rio NÃO deixam dragarem o rio na área que passa dentro de sua propriedade. …difícil viu.” Comentou o Engenheiro Junior Borém.

Se a limitação seguir, é possível que o MP interfira para garantir que o Plano de Ação seja cumprido de forma integral.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+ImageProxy (5)0