Mantena: R$ 5 milhões do FGTS já foram retirados do banco por atingidos pelas enchentes

FGTSDados preliminares da gerente local da Caixa Econômica Federal (CEF) de Mantena, Rosamélia Caldeira, indicam que mais de R$ 5,2 milhões já foram retirados pelos 870 cidadãos que tiveram seus recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) liberados em decorrência do Estado de Calamidade decretado em Mantena desde o final do ano passado quando aconteceu a histórica enchente que danificou e destruiu grande parte da cidade.

De acordo com a gerente ainda há um grande número de cidadãos cujos processos estão sendo finalizados pela CEF para liberação, o que significa dizer que o valor a ser injetado na economia local, principalmente nas aquisições de material para obras de reconstrução das casas atingidas e de mobiliário, além de outros produtos será bem superior ao atual.

30 de abril

O processo para retirada dos recursos do FGTS para as famílias atingidas pelas chuvas vai até o dia 30 de abril na CEF, portanto não há necessidade de grande acúmulo de pessoas tanto na agência quanto na Prefeitura, que está emitindo o atestado exigido pelo banco para integrar o processo. O funcionário Emerson, responsável pela emissão desta certidão está em BH até a próxima sexta-feira, justamente realizando um curso de especialização em Defesa Civil.

”Estamos atendendo uma média de 70 pessoas por dia desde o início deste processo de liberação e não há necessidade para tanto desgaste por parte do público. Desde que os documentos estejam em ordem , o cidadão pertença à área mapeada pela Prefeitura e tenha um valor retido no FGTS o processo é bastante rápido”, conclui Rosamélia.

De acordo com a gerente ainda há um grande número de cidadãos cujos processos estão sendo finalizados pela CEF para liberação, o que significa dizer que o valor a ser injetado na economia local será ainda bem maior.