“Uma vez a cada 200 anos.” Diz Incaper sobre probabilidade de chuvas como a de Dezembro de 2013

CAM00543A chance de ocorrer uma chuva acumulada no mês de dezembro como a que caiu na região central do Espírito Santo no final de 2013 é menor ou igual a meio por cento. A constatação é da equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa,Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Em outras palavras, essa chuva tem possibilidade de acontecer uma vez a cada 200 anos.

 “Nos cinco municípios em que o acumulado de precipitação foi maior que 800 mm, choveu em torno de 3,5 vezes a média histórica registrada para o mês de dezembro”, disse José Geraldo Ferreira da Silva, chefe da equipe de meteorologia do Incaper.

 “As chuvas de dezembro foram em decorrência de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, a chamada ZCAS, que se caracteriza pela persistência de uma extensa faixa de nebulosidade muito carregada, que se estende desde a Amazônia, passando pela Região Sudeste do Brasil até o Oceano Atlântico sudoeste”, explicou Bruce Pontes, meteorologista do Incaper.

Nesta quinta-feira (16), o Incaper divulgou um aviso meteorológico especial, informando a respeito da possibilidade de ocorrência de chuva em algumas regiões capixabas. São pancadas de chuva típicas desta época do ano.