Por unanimidade, Pólo Industrial volta para o domínio da Prefeitura Municipal

SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_areas+industriais+polo+industrial+goiania+go+brasil__799107_30-300x224A briga pelo Pólo Industrial de Barra de São Francisco teve mais uma batalha na manhã desta quarta-feira, 8  de janeiro de 2014, com vitória do prefeito Luciano Pereira (DEM).

Durante vários anos, o Pólo Industrial ficou sob o domínio da fundação CIFRA – CENTRAL DE INDÚSTRIAS E AGROINDÚSTRIAS FRANCISQUENSE. Um processo tramita na justiça, onde tentam tirar da CIFRA o domínio sobre a área de terras, que fica situado próximo às Três Vendas, na saída de Barra de São Francisco para Água Doce do Norte.

SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_suppinpolobguadu2_jpg-300x1680Em setembro de 2013, Luciano enviou à Câmara o Projeto de Lei 041/2013, que revoga a lei 036, de 4 de maio de 1992, que instituiu a CIFRA. Na ocasião, o presidente da casa, vereador Carlim da dengue (PROS), assinou um despacho, determinando que o projeto não seria colocado em tramitação até que a justiça decidisse sobre o processo que está em curso. O prefeito então se antecipou, entrou na justiça e o projeto teve que ser colocado em votação na manhã desta quarta-feira (8).

Em mensagem enviada aos vereadores, o prefeito municipal justifica o pedido dizendo que a CIFRA não é o meio adequado para o fomento à indústria, sendo mais recomendável o trabalho no âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

Com a votação unanime dessa manhã, o Pólo Industrial volta a ser de responsabilidade da prefeitura municipal de Barra de São Francisco.

O vereador José Valdeci (PT), mesmo votando a favor do projeto, discursou contra, pois acreditava que não era o momento certo para se enviar esse projeto à Câmara. Segundo Zé Valdeci, a cidade passou por dificuldades com a enchente e o mais prudente seria o prefeito enviar algum projeto para ajudar as famílias e não um projeto de “briga política”, para tomar o pólo.

Uma emenda apresentada pelos vereadores, obriga ao prefeito solicitar autorização da Câmara Municipal, para doar qualquer área de terras no Pólo Industrial. De acordo com o novo projeto, proprietários de terrenos que ainda não começaram a construir vão perder essas áreas, que serão retomadas pela prefeitura e doadas a outros empresários.

Briga Política

A CIFRA, que tinha domínio do Pólo Industrial, é atualmente presidida pelo empresário José Pimenta (Pimentinha), que é homem de confiança de Enivaldo dos Anjos.

A retomada do Pólo pelo prefeito Luciano Pereira soa no meio político como mais uma batalha vencida pelos Pereiras sobre os Dos Anjos. Enivaldo nega, mas nos bastidores, muitos dizem que o Conselheiro Aposentado continuava “mandando” no Pólo Industrial.

Muitos acreditavam que os vereadores que foram eleitos do lado de Enivaldo, votariam contra o projeto, o que não aconteceu. Ainda há quem afirme que existe possibilidade de uma reviravolta, mas, por enquanto, vale o que foi votado.

Jogadas políticas à parte, quem “manda” no Pólo Industrial de Barra de São Francisco agora é Luciano Pereira.