Mantena tem estado de calamidade reconhecido e terá direito a “Cartão Desastre”

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Governo Federal reconheceu o Estado de Calamidade de Mantena através da Portaria nº 1 de 2 de janeiro de 2014.Mantena

Exatos sete dias após a maior enchente da história da cidade, a Defesa Civil de Mantena se mobilizou de forma espetacular e com 24 horas de trabalho intenso prestou todas as informações sobre o desastre, e na data de hoje obteve o reconhecimento.

A partir de agora, inicia-se o levantamento das ações para as respostas imediatas e projetos de engenharia para a reconstrução das áreas afetadas.

Com o estado de calamidade reconhecida, além de poder fazer compras para reposição sem a necessidade de licitação, Mantena terá o direito ao “Cartão Desastre”.

Este cartão foi criado em 2012 e colocado à disposição dos prefeitos e governadores para gastos de enfrentamentos de desastres naturais, com ele podem ser feitos pequenos gastos, como arrumar pontes e reparar ruas danificadas, providenciar água, contratar mais limpeza de rua, tudo com menor burocracia.

O cartão pode ainda ser empregado na assistência às vítimas e nas ações de resgate e proteção dos desabrigados.

Desde 2012, por meio do cartão, foram liberados R$ 613 milhões para estados e municípios.