Sem apoio, produtores de uva têm dificuldade para comercializar produto

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+_MG_01450Ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos anos, os produtores de uva de Barra de São Francisco perderam o apoio da prefeitura municipal e já têm dificuldade para comercializar o produto.

Ao contrário do que se prega, a secretaria de agricultura não tem dado total apoio aos produtores. As barracas, por exemplo, foram doadas no ano de 2012, por outra administração.  Os municípios que integram o polo da uva no Espírito Santo: Barra de São Francisco, Mantenópolis, Ecoporanga, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo e Alfredo Chaves. Em todos os municípios, o apoio da prefeitura municipal foi essencial para que se tornasse polo.

Esta semana, um dos produtores precisou pagar a diária de um motorista da prefeitura, para conseguir chegar com as uvas até à praça central, onde o produto é comercializado. No momento em que o site barra esteve na praça central, um dos secretários apareceu, mas não houve justificativa para a falta de apoio.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+_MG_01680

Outro problema encontrado pelos produtores é na divulgação. Até as caixas de som que eles utilizavam para anunciar o produto na praça não pode mais ser utilizada, já que a energia praça foi cortada na semana passada. Veja aqui sobre o corte.

Barra de São Francisco vai colher nesta safra, que começou no início deste mês de novembro de 2013, aproximadamente 20 toneladas de uva da variedade Izabel. No ano de 2012, aconteceu a segunda colheita, que superou as expectativas e foram produzidas 17 toneladas.

Barra de São Francisco nunca imaginava que um dia seria alvo das atenções com relação a sua produção de uvas. Anteriormente, a proposta que saiu de um encontro na Igreja Católica, quando o pároco Padre Edson resolveu pedir aos pequenos produtores que plantassem as hastes doadas pelo Incaper e com apoio técnico da Prefeitura Municipal na época, jamais poderiam supor que esta fruta modificasse o comportamento desses produtores rurais acostumados a terem pomares limitados em suas propriedades.

 

 

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+_MG_01430 SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+_MG_01440 SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+_MG_01480