Prefeito de Vila Velha pode sofrer Impeachment por viajar para o exterior em meio aos transtornos causados pela chuva

RodneyAs direções municipal e estadual do PCdoB se reúnem na próxima segunda-feira (22) para definir um posicionamento sobre a viagem do prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM) para o exterior em meio aos transtornos causados pela chuva dos últimos dias. O grupo pode pedir o Impeachment do prefeito.

 

Rodney viajou em férias com a família para os Estados Unidos onde passará 10 dias. Oficialmente ele não fere a Lei Orgânica do município, já que teria enviado ofício à Câmara anunciado a viagem, e como ficará menos de 15 dias, não precisaria fazer a transferência de cargo.

 

Mesmo que não tenha ferido a legislação municipal, para o presidente municipal do PCdoB, Cláudio Machado, a situação é no mínimo imoral, devido à situação grave em que se encontra o município devido às fortes chuvas que caem no Estado desde a última segunda-feira (16).

 

Mas, na prática, a situação é delicada, já que a cidade não pode ficar sem comando e o fato de não ter feito a transferência do cargo para o vice-prefeito, Rafael Favato (PRB), pode ser caracterizada como afastamento do cargo. Rodney e Favato têm uma desavença política que começou já no início da gestão e a não transferência do cargo teria um fundo político, ou seja, Rodney não queria, nem por dez dias, deixar a caneta na mão de Favato.

 

Até essa quinta-feira (19), a cidade contabilizava problemas com diversos pontos de alagamento, desabamentos, deslizamentos, 45 pessoas estavam desabrigadas e 77 desalojadas. A defesa civil passou o dia avaliando os transtornos trazidos pela forte chuva do fim da tarde dessa quinta e os números prometem subir.

 

Embora o prefeito Rodney tenha assinado um plano de contingência antes de partir, publicado nessa quarta-feira (18), a preocupação dos meios políticos é de o município está sem uma pessoa autorizada para assinar, por exemplo, um decreto de emergência ou de calamidade pública, caso a chuva piore nos próximos dias.

 

O desgaste político provocado pela viagem do prefeito em meio à chuva pode causar prejuízos políticos futuros muito sérios à imagem de Rodney, ainda mais com o ingrediente dos problemas de relacionamento com o vice-prefeito.

Por: Renata Oliveira/ Seculo 

Diário