Enchente 2013: alagamento nas bombas de captação de água da Cesan prejudica abastecimento em Barra de São Francisco e região

cesan_alagamento_reservatorio___00c48c2a28As chuvas que atingem o Espírito Santo provocaram o aumento do nível dos rios e alagaram as bombas de captação de água da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) no Norte do Estado. O abastecimento foi comprometido em oito municípios da região.

A distribuição de água já foi restabelecida nas cidades de Barra de São Francisco, Alto Rio Novo, Pancas, Água Doce do Norte e Vila Valério. Em Nova Venécia, São Gabriel da Palha e Águia Branca, a previsão é que o fornecimento de água tratada seja restabelecido até a noite de hoje (20).

Veja mais sobre a enchente em Barra de São Francisco e região

A Cesan pede à população dessas localidades que utilizem água apenas para necessidades básicas como preparar alimentos e higiene pessoal e evitem utilizar água tratada para lavar imóveis, calçadas e carros. A colaboração dos moradores é importante, pois o abastecimento retorna primeiro para as residências em áreas mais baixas e somente depois que os reservatórios desses imóveis são cheios é que o abastecimento é normalizado nas áreas mais altas das cidades e nas pontas de redes.

A Cesan vai enviar ainda 20 mil litros de água envasada para os municípios atingidos pelas chuvas. A Distribuição será coordenada pela Defesa Civil de cada cidade.