Papa Francisco nomeia padre Ailton Menegussi como Bispo de Crateús

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+novobispo0A nunciatura apostólica no Brasil divulgou na manhã desta quarta-feira, 06 de novembro, que o papa Francisco nomeou monsenhor Ailton Menegussi como bispo da vacante diocese de Crateús (CE), atualmente pároco da Paróquia São Francisco, em Barra de São Francisco.

Monsenhor Ailton nasceu em 1962, em Córrego das Flores – Nova Venécia (ES). Recebeu a ordenação presbiteral em 1998 e exerceu o ministério em diversas paróquias como pároco e vigário episcopal. Também foi reitor do Seminário Maior de Filosofia e Teologia da diocese de São Mateus (2004-2012). Atuou como coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional (2007-2012), membro do Conselho de Presbíteros (2004-2012). Desde 1996, colabora com a produção da Folha de Culto Diocesano “Celebrando a Vida”. É especialista em Psicopedagogia pela Escola de Formadores de Santa Catarina.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+484101_557248834308346_2010618827_n0

Em rede social prefeito Carlos Felipe divulgou mensagem de boas-vindas. 

Os católicos da diocese de Crateús já contam com um novo líder. Que seja bem vindo Padre Ailton Menegussi. Venha nos ajudar; venha trazer palavras de carinho, palavras de fé, de esperança para o nosso povo; orientar o nosso povo que te aguarda ansioso; a população católica de Crateús te recebe de braços abertos, e também aqueles que não são, mas que respeitam as pessoas do bem e que vem para o bem da nossa cidade. Seja muito bem vindo , nós te acolhemos. A Prefeitura Municipal de Crateús está de portas abertas para fortalecer as parcerias que já existem com a diocese. Seja-bem vindo!

Carlos Felipe Saraiva Beserra – Prefeito de Crateús.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+551361_496866793753597_974848604_n0

Saudação ao novo bispo de Crateús (CE) CNBB

Com a notícia da nomeação de Mons. Ailton Menegussi para a diocese de Crateús (CE), a CNBB divulga nesta quarta-feira, 06, mensagem de saudação ao novo bispo. O texto, assinado pelo secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, acolhe o novo membro da entidade e deseja que “Nossa Senhora Aparecida o conduza em seu ministério episcopal, concedendo-lhe paz e perseverança na caminhada”.

A seguir, a íntegra da mensagem.

SG. Nº. 0689/13

Saudação ao novo bispo de Crateús (CE)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe, com alegria, a nomeação do Mons.  Ailton Menegussi como bispo da vacante diocese de Crateús (CE). O Papa Francisco o nomeou na manhã desta quarta-feira, 06 de novembro.

Mons. Ailton é capixaba de Nova Venécia, 51 anos e atualmente pároco da Paróquia São Francisco, no Espírito Santo. Recebeu a ordenação presbiteral em 1998, e exerceu o ministério em diversas paróquias como pároco e vigário episcopal. Também foi reitor do seminário maior de filosofia e teologia da diocese de São Mateus.

Atuou como coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional (2007-2012), membro do Conselho de Presbíteros (2004-2012). Desde 2006, colabora com a produção da Folha de Culto Diocesano “Celebrando a Vida”. É especialista em Psicopedagogia pela Escola de Formadores de Santa Catarina.

Lembrando as Diretrizes Pastorais, a espiritualidade do bispo tem a sua fonte em Cristo e a sua expressão mais íntima na oração do bispo. Quanto mais for homem de Deus, tanto mais será pai e pastor do seu rebanho. “O encontro com Jesus Cristo é acolhimento da graça do Pai que, pela força do Espírito, revela o Salvador e atua, no coração de cada pessoa, possibilitando-lhe esta resposta” (DGAE 7).

Recordamos, também, as palavras de Aparecida que estimula os pastores da Igreja a darem testemunho do amor e da misericórdia de Deus ao povo. “Sejam minhas testemunhas até os extremos da terra (At 1,18) (DA 236).

Saudamos o Mons. Ailton Menegussi e desejamos a ele e ao povo das comunidades de Crateús um tempo de graça. Nos alegramos com essa Igreja Particular que recebe um novo Pastor. Nossa Senhora Aparecida o conduza em seu ministério episcopal, concedendo-lhe paz e perseverança na caminhada.

Notícias foi bem recebida em Crateús

papa Francisco nomeou o padre Ailton Menegussi como o novo bispo da vacante diocese de Crateús, na região dos Inhamuns. A informação foi divulgada pela nunciatura apostólica do Brasil na manhã desta quarta-feira, 6 de novembro de 2013.

Capixaba de Nova Venécia, padre Ailton tem 51 anos e recebeu a ordenação presbiterial em 1998, quando passou a exercer o ministério como pároco e vigário espiscopal. Ainda no sacerdócio, exerceu as funções de reitor do Seminário Maior de Filosofia e Teologia da diocese de São Mateus (2004-2012); coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional (2007-2012) e membro do Conselho de Presbíteros (2004-2012).

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+b500c0e3adfb6268032c708fb3d45b440

O novo bispo de Crateús é especialista em psicopedagogia pela Escola de Formadores de Santa Catarina. A diocese de Crateús estava vacante desde maio de 2012, quando Dom Jacinto Brito foi nomeado bispo de Teresina, no Piaui.

Diocese de Crateús volta a ter um bispo após mais de um ano de vacância.