Governo inaugura Núcleo Pedagógico em Nova Venécia

Na última sexta-feira, 15 de agosto de 2013, o governador do estado, Renato Casagrande esteve em Nova Venécia, para assinatura de ordem de serviços e inauguração de Obras. Dentre as ordens de serviço está a implantação do núcleo Pedagógico SESI/SENAI/IEL no município. A unidade vai oferecer cursos de formação de mão de obra qualificada para as regiões Noroeste e Norte do Estado.SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+NV CASAGRANDE0O governador Renato Casagrande, o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra, assinaram o convênio. O Núcleo servirá para atender as demandas de capacitação de formação de mão de obra qualificada das indústrias das regiões Noroeste e Norte do Estado.

A sede da Unidade vai funcionar junto ao complexo educacional de Nova Venécia, localizado na Rua 7 de Setembro, s/n, bairro Rúbia, próximo ao Colina Country Club. A área que a Prefeitura cedeu para a Findes mede 4.187m², sendo 985m² de construção.
Para o prefeito Barrigueira, a medida é prova de que as ações da Findes estão sendo descentralizadas levando capacitação profissional para o interior do Estado. “Disponibilizamos o imóvel para a implantação do sistema Findes e geramos expectativa de crescimento profissional para muitas pessoas. As empresas da região também serão diretamente beneficiadas. A implantação deste Núcleo reflete nas questões sociais da população. Dali surgirão bons profissionais que vão ocupar lugares importantes em empresas que hoje buscam qualificação. A população ganha e as empresas crescem”, enfatiza o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Venécia, Pascoal Paganoto Neto, vê a iniciativa como um marco histórico onde o município vai se consolidando como polo educacional na região. “A Findes está plantando uma semente importante e nós precisamos regar e fazer crescer essa planta. Nos próximos meses vamos ofertar vários cursos em diversos segmentos industriais para pessoas de toda localidade”, comemora Paganoto.
A iniciativa faz parte do processo de interiorização das ações da Findes. Para Marcos Guerra, o objetivo é levar oferta de qualificação para perto da população. “Estamos abrindo novas agências de treinamento pelo Estado. Queremos garantir mais qualificação de mão de obra fortalecendo o sociativismo. Não queremos formar pessoas em excesso. Pesquisas mostram que 65% dos que se formam na Findes saem com emprego garantido”, frisa Guerra.

O diretor regional da Findes, Helder Nico, sustenta a mesma tese do presidente. “A interiorização, por meio da abertura de novas agências, é fundamental para o fortalecimento do sociativismo. Precisamos aumentar o nosso PIB oferecendo o produto já acabado e esses profissionais que são os responsáveis por isso”.
A oportunidade surgiu em função da crescente importância do setor de rochas ornamentais para a região do Estado. A assinatura do convênio aconteceu durante a programação do Workshop “Dia De Associar-se”. O episódio aconteceu no Cerimonial D’ Venézia e contou com cerca de 750 convidados entre empresários, comerciantes, presidentes de sindicatos e pessoas ligadas ao segmento.