Discussão e promessas em reunião entre vereadores e universitários

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+GRAV2

Na tarde da última segunda-feira 1 de Junho, antes da sessão da câmara, alguns vereadores se reuniram com representantes dos ônibus dos universitários, para tratar da possível ajuda de custo da prefeitura para ajudar do transporte  para os universitários.

GRAV 1Durante a argumentação dos universitários foi explanado que alguns já pensam em desistir, devido a situação financeira. “Eu tenho caso no meu ônibus de gente que não tem condições nenhuma, estamos vendo a possibilidade, de se continuar dessa forma, teremos que juntar e fazer uma vaquinha para pagar para o colega. Tem gente lá que se ficar de recuperação, vai ter que decidir se paga a faculdade ou ônibus.” Disse o representante do ônibus de Nova Venécia.

GRAV 3O projeto do vereador Carlim da Dengue que autoriza a prefeitura a custear total ou parcialmente a despesa dos universitários com os ônibus foi aprovado. Mas como o próprio Juvenal Calixto frisou, essa iniciativa foi “chover no molhado”, já que a decisão final ficaria com o prefeito.

O lider do prefeito na câmara, Emerson Lima, voltou a falar que o prefeito ainda quita dívidas com as empresas de ônibus, referentes ao ano passado, e que a intenção do prefeito seria ajudar de alguma forma a partir do meio do ano. Mulinha também reafirmou esta informação, e disse que marcará uma reunião entre os representantes e o prefeito na próxima semana.

GRAV 5Em um dado momento da reunião, Pablo Fernandes questionou a fragilidade do projeto de Carlim. Segundo ele se fizesse uma emenda ao projeto autorizando convênio com as associações dos ônibus, identificassem os valores para adiantar a sanção do projeto, ou mesmo abertura de crédito, caso o prefeito tivesse interesse.

 Se não quiserem votar, não vota, e fala o motivo, e deixa a opinião pública decidir. Não adianta falar que está limpando casa, se todo final de semana ele (Luciano) vai para a rádio e diz que está economizando 50mil por mês para a festa. Vendo a situação do Abrigo, vendo a situação dos universitários de colatina, de Nova Venécia. Completou Pablo.

Esse comentário acabou gerando uma discussão. Mulinha e Emerson Lima acusaram Pablo de levar a situação para o lado político. Outros vereadores ficaram ofendidos, inclusive Valézio Armani foi acusado de defender o prefeito por causa de um comentário feito. ” O projeto do Carlim não manda, autoriza o prefeito a pagar, o prefeito tem que mandar um projeto para a casa.” Disse ele na ocasião.

GRAV 6Juvenal enfatizou que o projeto precisaria estar especificado para que fosse aprovado, deixando claro que caso a ajuda se dê por conta desta PL, ela terá que passar por muitas emendas, ou os universitários terão mesmo que contar com o bom senso do prefeito.

Em breve o vídeo completo da reunião.