Ex-usuário de entorpecentes faz palestra na Escola “João XXIII”, com o tema: Drogas nunca mais!

Na manhã desta terça, 23 de abril de 2013, aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “João XXIII,  uma palestra com um assunto que afeta muito a sociedade francisquense, drogas.

O professor Zulagar Dias Ferreira, em parceria com o Comitê Municipal de Prevenção as Drogas e ao Combate à prostituição Infantil, realizou várias palestras abordando o tema, “Drogas nunca mais!”.

O professor Rafael Lanschi Loureiro explicou na quinta-feira, (28), todos os tipos de drogas existentes, desde Lícitas e Ilícitas, efeitos e suas causas.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+SAM_16830

Após a palestra, os alunos puderam prestigiar o teatro promovido pelo grupo Geração Livre da Batista Esperança de Barra de São Francisco, que mostrou como fica uma pessoa que entra no mundo das drogas.

Nesta terça, o palestrante foi o pastor Cleber de Jesus Santos, 37 anos. Cleber frisou um pouco sobre sua vida e as drogas.

No decorrer, ele destacou que já aos 9 anos já sabia o que era droga.  Contou como seus pais se separaram, sua mãe, ele e seus três irmãos foram morar em outra cidade, seu pai estava trabalhando e não sabia o que tinha acontecido, após chegar em sua residência, avistou que todos tinham ido embora, logo não se conformou e se entregou ao álcool.

Foi na outra cidade que Cleber começou como “aviãozinho”, nome dado às pessoas que distribui drogas para o traficante. E logo depois virou traficante,  em seguida ele começou a cheirar cocaína, quando não tinha ele usava crack, então passaram alguns meses e ele percebeu que não conseguia ficar se o uso do crack.

Após alguns dias ele perdeu tudo que tinha conquistado e começou a mendigar, alguns meses se passaram, ele continuava usando, dias sem tomar banho, num certo dia que ele não aguentava mais e resolveu cometer o suicídio.

Pegou uma corda fez-se um nó e subiu num prédio em construção, logo após quando ele iria pular sua mãe apareceu, e depois desse dia, foi para uma clínica de reabilitação e nunca mais queria saber em usar drogas.

Procurou uma igreja, mudou-se totalmente. Em sua palestra ele frisou que até seus 20 anos, não sabia o que era viver.

Hoje ele faz palestras, é pastor, e a partir desta segunda-feira, 29-04, estará inaugurando um centro de reabilitação para dependentes químicos aqui em Barra de São Francisco.

Na próxima quinta-feira, 25-04, o professor Zulagar em conjunto com os alunos estarão fazendo uma caminhada em volta da escola para conscientização das drogas.

Mais informações sobre o centro de reabilitação:

Igreja: Rua Alaci Costa N° 122 (Antiga Rua Rio de Janeiro)

Telefone: Pr. Cleber (27) 8133- 1855