Estudantes comemoram emancipação de Ecoporanga

SiteBarra_Barra_de_Sao_Francisco_EcoEmancipa0No próximo dia 9 de abril, a cidade de Ecoporanga, localizada no Noroeste capixaba, comemora 53 anos de sua emancipação política. Para homenagear a história do município, a Escola Ecoporanga está promovendo diversas atividades dentro de sala de aula que contam com a participação de cerca de 300 alunos do 7º e 8º ano. Com atividades tocadas pelos professores de Língua Portuguesa, História e Artes, os estudantes redescobrem e se identificam um pouco mais com a cidade em que vivem.

De acordo com o último censo, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui pouco mais de 23 mil habitantes. Mesmo sendo um município pequeno, a diretora da unidade de ensino, Geanne Darc de Vete, reforça a importância de resgatar o passado e os pontos positivos da cidade.

O projeto, que leva o nome de “Resgatando a nossa história”, tem sido trabalhado desde o início do mês de março. Segundo a diretora, os estudantes trabalham nas aulas de Artes reproduções artísticas dos pontos turísticos de Ecoporanga, como a Praça da Matriz e a Pedra da Torre – o ponto mais alto da cidade, que também é utilizado para a prática de esportes radicais.

“Outra forma de atividade”, conta Geanne, “tem sido a parceria que os professores de Língua Portuguesa e História têm firmado. Os alunos estão envolvidos e participando ativamente das aulas por meio da produção de textos e paródias sobre o município”, explica a diretora.

A previsão é de que as atividades se encerrem poucos dias antes do dia em que a emancipação é comemorada. A intenção, de acordo com a diretora, é que no dia 8 de abril seja realizado um evento a fim de que as produções dos estudantes sejam expostas.

“Temos a ideia de realizar esse evento. Nele, iremos convidar toda a comunidade para que venham participar da exposição dos nossos alunos”, destaca Geanne.