Escola João XXIII incentiva prática de conteúdos

Teoria somada à prática. A metodologia, que promete instigar ainda mais o pensamento científico, tecnológico e cultural entre os estudantes da Escola Estadual João XXIII, localizada em Barra de São Francisco, será usada com mais frequência em 2013 pela unidade de ensino.

O reforço da dinâmica escolar, aplicada desde 2010, terá como finalidade melhorar o desempenho dos alunos de ensino fundamental, médio regular e integrado, curso técnico e subsequente e, ao mesmo tempo, irá oferecer a qualificação adequada para inserção desses estudantes no mercado de trabalho.

Para isso a unidade de ensino realizará diversas atividades lúdicas educacionais, de acordo com a faixa etária dos alunos inseridos no espaço pedagógico. Serão apresentações culturais, como teatro, dança, música, feiras científicas e tecnológicas, aulas de campo, que consistem em visitação de empresas da região, dentre outras tarefas.

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+SiteBarra-Sexta-Cultural-sem-Alcool-Escola-Joao-XXIII-Barra-de-Sao-Francisco-847Segundo a diretora da unidade, Márcia Vânia Lima de Souza, este ano a metodologia educacional passará por alguns ajustes e será aplicada de maneira inovadora, com o objetivo de elevar o aprendizado dos alunos de forma diferenciada e agradável.

Teoria e prática são processos pelos quais os estudantes se apropriam do conhecimento produzido dentro e fora do ambiente escolar e que, simultaneamente, são capazes de gerar transformações sociais e acadêmicas de qualidade. Em 2013, a nossa escola pretende intensificar e ampliar o cronograma de atividades para que nossos alunos possam assimilar os conteúdos lecionados em sala de aula com mais precisão”, destacou.

Para a unidade de ensino, a família é um forte agente colaborador na educação dos alunos. A participação ativa de pais e/ou responsáveis é uma forma alternativa, porém muito eficaz, de incentivar os alunos a enfrentarem os desafios impostos pela vida estudantil, como explica Márcia Vânia.

Trabalhar com a comunidade e dividir as próprias ideias com os demais profissionais da educação, estimulam o raciocínio e aprofunda conhecimentos referentes a questões do cotidiano escolar, além de aumentar o envolvimento com a aprendizagem por parte dos estudantes”, frisou a diretora.

‘I Seminário Científico e Tecnológico’

SiteBarra+Barra+de+Sao+Francisco+DSC018637Em 2012, mais precisamente nos dias 27, 28 e 29 de novembro, a unidade de ensino desenvolveu o ‘I Seminário Científico e Tecnológico’ com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico dos alunos com o ideal de propor novos desafios e metodologias de avaliação inovadoras, a fim de promove a qualificação do processo de ensino-aprendizagem.

O trabalho envolveu alunos e equipe docente dos Cursos Técnicos em Informática Subsequente, Informática Integrado, Secretaria Escolar e Vendas. Os temas garantiram a ampliação e valorização do conhecimento por meio de palestras ministradas por profissionais e dinâmicas de grupo.

Os alunos puderam assistir peças teatrais e apresentações musicais, além de realizarem o repasse de cestas básicas alimentícias para instituições carentes da região. Os alimentos foram recolhidos pelos estudantes no decorrer do ano letivo, processo solidário que também contou com a colaboração da comunidade local.

De acordo com a diretora, o seminário apresentou alta qualidade nos trabalhos com foco de cada curso, e fez questão de evidenciar que os alunos são muito bem preparados para o mercado de trabalho.

Para a realização de um grande trabalho é necessária a participação ativa de uma grande equipe pedagógica e é desta forma, investindo em projetos e ações educacionais, que almejamos grandes conquistas para os nossos estudantes”, finalizou.