Universitários de São Gabriel buscam na Câmara apoio financeiro para o transporte

Aproximadamente 300 estudantes universitários participaram na última terça-feira (27), de uma sessão na Câmara de Vereadores de São Gabriel da Palha; o objetivo dos estudantes é buscar apoio financeiro com o município de São Gabriel da Palha buscando um valor maior no repasse a Associação para o transporte dos estudantes de São Gabriel até as universidades de Nova Venécia e Colatina, no Norte do Estado. O Presidente da Associação dos Universitários, o também estudante Oséias Correa da Silva Junior, falou do problema enfrentado pelos universitários de São Gabriel já se arrasta por vários anos.

Os estudantes de São Gabriel da Palha viajam todos os dias para Nova Venécia ou Colatina e a Associação contrata o transporte privado para os estudantes, mas isso tem um custo que nem todos os estudantes podem arcar. Oséias Junior disse ainda que o poder público não auxilia o necessário no transporte, e que existem casos de alunos que ganham bolsa, mas não têm como ir à faculdade por causa do custo da passagem, já que sua renda é de apenas um salário mínimo para arcar com despesas da família e dos estudos. “Nossa associação se encontra regularizada e hoje conta com 200 associados, diariamente são necessários 05 ônibus para o transporte dos alunos, isso gera um custo mensal de aproximadamente R$ 38.850,00”.

“Esse valor é dividido entre os alunos e chega á aproximadamente R$ 195,00 para cada estudante, além do pagamento mensal da universidade. Segundo o Presidente da Associação é necessário a ajuda do poder público. Não adianta ter bolsas de estudos se não existe condições do aluno se deslocar até a Universidade”, concluiu o presidente da Associação dos Universitários Gabrielenses, Oséias Correa da Silva Júnior.

Após o protesto dos estudantes universitários de São Gabriel da Palha que lotou a Câmara de Vereadores, o presidente da Câmara, vereador Léo Bragato pediu aos demais vereadores à realização de uma audiência pública com os estudantes, os vereadores e a prefeita Raquel Lessa, para buscar soluções e medidas para atender no transporte dos estudantes de ensino superior. A data da audiência vai ser decidida pela associação dos universitários e deverá acontecer ainda neste mês no plenário da Câmara de São Gabriel da Palha.