Nomes para prefeito começam a surgir em Barra de São Francisco

Terminou nesta sexta-feira, 7 de outubro de 2011, o prazo de filiação das pessoas que pretendem concorrer às próximas eleições. Em Barra de São Francisco, com várias mudanças no quadro de filiados dos partidos, alguns nomes já aparecem como pré-candidatos a prefeito na cidade.

O nome que tem maior evidência até o momento é o do Procurador Geral do Município, Francisco Carlos Gomes (Dr. Chiquinho), que na sexta-feira se filiou ao PSB, do governador Renato Casagrande. Quem não gostou nada da ideia foi o ex-prefeito Edson Henrique Pereira, que assim que ficou sabendo da filiação de chiquinho, pediu a desfiliação.

O ex-conselheiro Enivaldo dos Anjos (PSD), disse que a preferência da aliança é com o PSB, o que poderia, em Barra de São Francisco, soar como a vaga de vice-prefeito. O PSD tem como presidente Elcimar de Souza, que poderia então ser o vice de Dr. Chiquinho.

O PMDB, que sempre gostou da vaga de vice, teria então que tentar eleger apenas vereadores, coisa também que ficará disputada no partido. Entre os principais pré-candidatos, estão os atuais vereadores Carlim da dengue e Adilton Gonçalves e também o atual vice-prefeito, Paulo César Andrade.

O deputado estadual Luciano Pereira (DEM), que para muitos é candidato a prefeito em 2012, teria que buscar alianças com partidos menores para tentar se eleger. O PPS, partido do vereador Juvenal Calixto deve ser um desses partidos a apoiar a candidatura de Luciano Pereira.

Outro partido que tentaria uma vice ou até mesmo lançar o terceiro candidato é o PDT, que tem como presidente no município o vereador Aloysio Alves. Por enquanto, o vereador disse que é candidato a reeleição, mas que ainda tem muita coisa para acontecer.

O apoio do atual prefeito, Waldeles Cavalcante (PSC) vai contar muito na hora de escolher o candidato. Mesmo com alguns problemas enfrentados na administração, Waldeles chega com força na reta final e seu apoio deverá ser disputado. A chance maior de ter esse apoio é do PSC e PSB. O partido de Waldeles também vai brigar para fazer pelo menos um vereador, um dos nomes para a disputa pode ser seu atual Secretário de Desenvolvimento, Sérgio Fernandes.

Com todas essas articulações possíveis e com outras que ainda não foram citadas, também não se pode deixar de fora o PT, que pretende lançar candidatura própria. O partido tem o professor Mário Agapito e também o atual Secretário Municipal de Ação Social, Alencar Marim. Não se pode descartar também que o PT venha brigar pela vaga de vice.

Os partidos ainda vão se reunir e discutir muito sobre alianças e nomes e ainda é muito cedo para se dizer exatamente quem serão os candidatos. O certo é que, faltando um ano para as eleições de 2012, muita coisa ainda tem para acontecer, mas também podemos dizer que já tem muita coisa acontecendo…