Bernadette Lyra está no Dedo de Prosa desta 6ª

Escritora fala sobre seu último livros de crônicas e a paixão de escrever; entrevista inédita vai ao ar às 13 horas, na TV Assembleia

Por Gabriela Zorzal

Bernadette Lyra
Bernadette Lyra, 81 anos, é autora de vários livros / Foto: Facebook Bernadette Lyra

“Guananira” é o último livro de crônicas de Bernadette Lyra. Os textos traçam uma cartografia memorial e afetiva da Ilha do Mel, a cidade de Vitória. A autora fala sobre a obra e outros destaques de sua carreira literária no programa Dedo de Prosa desta sexta-feira (14), na TV Assembleia. A entrevista inédita vai ao ar às 13 horas, com reprise às 18h30 e às 23h15.

A obra reúne 25 textos que trabalham a cartografia, o afeto e a saudade da Ilha de Vitória. Durante a entrevista para a TV Assembleia, Bernadette não esconde a paixão pelo Espírito Santo, personagem importante de vários de seus livros.  

Bernadette nasceu em Conceição da Barra e tem uma carreira literária consolidada. Ele é autora de “Memórias das Ruínas de Creta” (1997; 2018), “Tormentos ocasionais” (1998), “O parque das felicidades” (2009), “Água Salobra” (2017) e “A capitoa” (2019). 

A escritora, de 81 anos, garante que tem muito fôlego para continuar escrevendo. “Escrever é a minha profissão. Eu escrevo oito horas por dia, com muita disciplina. A inspiração é uma partícula especial do trabalho do escritor, o restante é suor e disciplina”, conta durante a entrevista.

Assista à edição inédita desta sexta-feira, às 13 horas, com reprise às 18h30 e às 23h15, na TV Assembleia. Confira os canais de exibição na Grande Vitória: 19.2 aberto e digital, 319.2 da GVT, 12 da NET, 23 da RCA e 519.2 da Sky. Nesses horários, o programa poderá ser visto pela internet, no canal da TV Assembleia pelo YouTube