Unidades do Iases promovem atividades pedagógicas durante recesso escolar

Em virtude do período de recesso escolar, as unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão promovendo uma programação pedagógica diferenciada. Nesta segunda-feira (6), a Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Vila Velha, deu início a um torneio esportivo de futebol.

A competição conta com a participação de 60 adolescentes da unidade e acontece até a próxima quinta-feira (9). A partida inicial foi realizada entre as equipes Esperança e Hombridade, na quadra da Unimetro. Os socioeducandos foram divididos em 11 equipes, nomeadas de Esperança, Perseverança, Paciência, Hombridade, Honestidade, Humildade, Dignidade, Caráter, Fidelidade, Honradez e Transformação.

A psicóloga da Unimetro, Maria das Graças Lacerda, contou que a atividade física favorece a integração e contribui para o espírito de equipe. “A prática esportiva diminui a produção de cortisol, que é o componente químico que potencializa o estresse e, em contrapartida, aumenta a produção de serotonina e dopamina, componentes que promovem o bem-estar, minimizando assim os efeitos da privação de liberdade”, afirmou.

Na Unidade de Internação Regional Sul (Unis Sul), em Cachoeiro de Itapemirim, a programação do recesso escolar foi iniciada no dia 17 de dezembro com uma visita ao parque aquático do município, o Cachoeiro Acqua Center. A atividade promoveu um momento de lazer e socialização entre os adolescentes.

Nos próximos dias, farão parte da programação da Unis Sul atividades lúdicas como queimada, corrida, ping pong, totó, além de oficinas de jogos eletrônicos e desenhos. Para o pedagogo e responsável pelo eixo de esporte, cultura e lazer da Unis Sul, Sérgio da Silva Giri, além do lazer, a atividade promoveu o convívio social. “Esses momentos são muito importantes para que os adolescentes possam desenvolver, na prática, todo o trabalho que a socioeducação vem realizando e, assim, promover a sua reinserção social”, afirmou.

Durante este período, os socioeducandos da Regional Sul também vão participar de atividades como oficinas de capoeira, karatê e pipa, além de apresentações teatrais, festival de sorvete e gincana musical.

 

Texto: Matheus Moraes