Programa Qualificar ES oferece 16 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

Serão quatro etapas iniciais de inscrições, de acordo com os municípios. Meta para 2020 é ofertar 58 mil vagas em cursos presenciais, semipresenciais e on-line.

Governo oferece vagas de qualificação profissional no ES  — Foto: Digulgação/ Secti-ES

Governo oferece vagas de qualificação profissional no ES — Foto: Digulgação/ Secti-ES

O Programa Qualificar ES abre inscrições nesta terça-feira (14) para a primeira etapa de vagas em cursos presenciais. Ao todo, nas quatro etapas serão oferecidas mais de 16 mil vagas.

A segunda etapa de inscrição será aberta no dia 21 de janeiro, a terceira no dia 28 do mesmo mês e a quarta no dia 04 de fevereiro. A meta para 2020 é ofertar 58 mil vagas em cursos gratuitos, que também serão semipresenciais e on-line.

Inscrições por município

As inscrições da primeira etapa, destinada aos moradores de Aracruz, Cariacica, Santa Leopoldina, Serra e Viana, vão de 14 a 27 de janeiro, por meio do site do programa.

Na segunda fase, a oferta de cursos presenciais será para os municípios de Guarapari, João Neiva, Vila Velha, Vitória e, pela primeira vez, em Linhares, na região Norte do Estado. As inscrições ocorrem entre os dias 21 de janeiro e 2 de fevereiro.

A terceira etapa será realizada por meio de cursos on-line. As inscrições serão de 28 de janeiro a 10 de fevereiro. A oferta será de 10 mil vagas em 10 opções de cursos. Nesta modalidade, os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns de discussão, tarefas e bate-papo com os professores. As aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário.

Já a quarta e última etapa dos cursos será na modalidade semipresencial. As inscrições poderão ser feitas de 4 a 16 de fevereiro. Serão disponibilizadas 200 vagas, distribuídas em três cursos nos municípios de Montanha, São Mateus e Vila Velha, com o objetivo de atender à população e profissionais da área da educação.

Mulheres e indígenas

A primeira oferta de 2020 também disponibilizará vagas específicas para mulheres e indígenas, por meio de ramificações do Programa. Os municípios de Cariacica, Conceição da Barra, Santa Leopoldina, Serra e Vitória participam do Qualificar ES Mulher. As vagas do Qualificar ES Indígena são ofertadas ao município de Aracruz.

A previsão é de que a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) realize quatro ofertas de vagas neste ano. Mais informações referentes à quantidade de vagas e aos cursos presenciais ofertados para cada município na primeira oferta serão divulgadas por meio dos editais de seleção, que serão publicados no site do Qualificar ES.